Coaching na Formação Profissional

Coaching Psicologia

Independente do segmento de atuação, a carreira profissional de qualquer pessoa é dinâmica, marcada por mudanças de rumo, necessidade de buscar novos objetivos, de se recolocar no mercado e tantas outras possibilidades. Diante de tudo isso, até os indivíduos mais experientes podem ter dúvidas e inseguranças, e é justamente aí que entra a importância do coaching na formação profissional.

O coach é um profissional que atua como consultor (treinador), ajudando alguém a atingir seus objetivos. No Brasil, ainda é algo relativamente novo, mas que já existe em diversos segmentos, ou seja, consultores que auxiliam o cliente (coachee) a mudar o estilo de vida, a se exercitar, a administrar relacionamentos amorosos e também na área de carreira e recolocação de mercado.

No caso do coaching para a carreira, a ideia é ajudar o coachee a alcançar os seus objetivos relacionados à profissão, como por exemplo, buscar uma recolocação de mercado após algum tempo sem trabalhar. Também é possível solicitar essa consultoria para sentir mais segurança em mudar de área, reestruturar o plano de carreira, planejar uma ascensão profissional, redefinir os objetivos e outras demandas.

Basicamente, o trabalho do coach para a carreira busca conduzir o profissional de um ponto a outro dentro da sua trajetória profissional. O primeiro passo é um diálogo entre o coach e a pessoa que contrata seus serviços, para que as expectativas e objetivos possam ser alinhados. Em seguida, é possível traçar os passos que serão necessários para o alcance dos resultados esperados.

O coach para a carreira irá se reunir com o seu coachee periodicamente (dentro de uma frequência combinada entre as duas partes) para avaliarem juntos o que foi feito e quais são as próximas etapas, sempre retomando a meta que a pessoa deseja atingir em sua profissão.

É válido mencionar que o coach que atua no setor de carreira profissional e recolocação é alguém que compreende o mercado corporativo, tendo uma visão global dele. Sabe quais são os mecanismos gerais que levam alguém a crescer profissionalmente e também o perfil de colaborador que o mercado atual espera (fundamental para atender quem busca se recolocar). Além disso, possui recursos e ferramentas adotados internacionalmente para orientar alguém.

Uma das funções mais importantes do coach para a carreira é ajudar o seu coachee a estabelecer objetivos realistas, uma grande dificuldade de muitos. Não basta querer sair do zero e se tornar o diretor de uma grande companhia em seis meses, por exemplo.

Por isso, se você pretende contratar uma consultoria dessa natureza, tenha em mente que não necessariamente aquilo que você está desejando será realizado, mas o coach vai lhe mostrar que não é inteligente investir tempo e energia buscando o inalcançável. Muitas vezes, vale mais à pena se programar dentro de um prazo maior para dar passos mais seguros dessa forma se obtém melhor as vantagens do coaching na formação profissional.

A quantidade de encontros necessária entre o coach e o coachee varia de acordo com cada situação, mas normalmente são realizadas de oito a dez reuniões. Nada impede, no entanto, de contratar uma assessoria mais prolongada se sentir necessidade.

Vantagens do Coaching na Formação Profissional

  • A pessoa escolhe e decide;
  • Aumento de segurança e confiança nas tomadas de decisão;
  • Foco nos objetivos;
  • Reposicionamento diante das variáveis da vida;
  • Sintonia entre o que se pensa e o que se executa;
  • Aprender a dizer “SIM” e “NÃO”;
  • Respeitar a intuição, percepção e discernimento;
  • Estar aberto a outras perspectivas;
  • Lidar com dúvidas, incertezas e medos;
  • Aprender a lidar com maior flexibilidade, tolerância e aceitação.

Ajude compartilhando...

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

Fale com a Psicóloga

ou envie a sua mensagem

Você quer uma Consulta Online ou Presencial?

Agende a sua Sessão ou Pacote Presencial (São Paulo-SP)

A partir de R$ 250 *
por 01 sessão de psicoterapia

Olá! Precisando de ajuda emocional?