Quando Recorrer ao Coaching

Coaching e psicologia - Rumo ao topo

O texto a seguir tem por objetivo esclarecer sobre o profissional de quando recorrer ao coaching e quais os benefícios dos serviços.

Durante a nossa vida profissional, podemos nos ver, algumas vezes, diante de alguns dilemas e situações que nos deixam sem saber que rumo tomar. Aquela promoção, um reposicionamento de carreira, uma recolocação no mercado são ocasiões nas quais precisamos destacar nossas qualidades profissionais para obter êxito. O problema é que, na maior parte das vezes, nem nós mesmos conseguimos definir quais os nossos pontos fortes e muito menos a fórmula para deixá-los em evidência no momento certo.

Se você se identificou totalmente ou em partes com o que descrevemos acima, talvez seja a hora de procurar um coach.

Um coach é o profissional que poderá ajudá-lo a alavancar de vez a sua vida profissional.

Muitos talvez não entendam exatamente como funciona este trabalho, mas ele é direcionado de forma individual, não existe uma equação a ser seguida por todas as pessoas. O profissional que trabalha com coaching na carreira não trará nenhuma resposta pré-moldada. Ele normalmente tem conhecimentos em Gestão de Pessoas, Psicologia, Recursos Humanos, Filosofia, Administração, Programação Neurolinguística que serão aplicados às sessões e farão com que o cliente encontre as respostas e o caminho para as mudanças desejadas em seu próprio “eu”.

Quem passa por esse processo, normalmente adquire uma nova visão de si mesmo e do mundo, passando a enxergar desafios como novas oportunidades e transformando problemas em soluções.

Normalmente, o coaching é realizado através de encontros presenciais que acontecem semanalmente e tem duração média de uma hora e meia. É durante esse período que as questões abordadas serão desenvolvidas, mas o cliente com certeza levará para casa reflexões e pequenas mudanças que farão toda a diferença em sua carreira.

Tendemos a pensar que esse processo é indicado somente para executivos, ocupantes de altos cargos, que exigem grandes responsabilidades. Mas a verdade é que qualquer profissional, de qualquer área, ou até mesmo jovens em início de carreira podem procurar um coach. O que move um profissional a recorrer ao coaching na carreira é a vontade de avançar e evoluir na carreira, além de uma dose de insatisfação com os atuais resultados.

Essa combinação geralmente surge quando o profissional é cobrado por melhores resultados e sente-se inapto a corresponder, quando há a oportunidade de uma promoção ou reposicionamento de carreira, ou mesmo quando o objetivo é empreender.

Muitos profissionais sentem-se estagnados e desmotivados em seu ambiente de trabalho e o profissional de coach poderá ajudá-lo a realizar pequenas mudanças que farão com que ele abandone hábitos e vícios que atrapalham o seu desenvolvimento. A tendência é que até mesmo as relações pessoais melhorem depois de passar pelo processo.

Algumas empresas também procuram pelo serviço para estabelecer uma melhor relação de comunicação entre a equipe e aumentar os níveis de motivação, satisfação e realização dos funcionários, que consequentemente farão com que eles tragam melhores resultados.

Numa primeira entrevista com o profissional, será possível traçar diretrizes baseadas no foco a ser trabalhado. Mas os resultados costumam beneficiar o profissional de forma geral. Muitos já conquistaram até mesmo a tão sonhada recolocação no mercado em plena crise, graças a um coach.

Os principais benefícios de quando recorrer ao coaching, são:

  • Adquirir confiança;
  • Avaliar as dúvidas, incertezas e medos;
  • Entender e aceitar diversas perspectivas;
  • Motivação interior;
  • Clara definição das metas e objetivos;
  • Positivismo sobre os aspectos da vida.

Ajude compartilhando...

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp
Psicóloga Cecília Freytas

Agende agora a sua consulta presencial (São Paulo) ou online (à distância). Se preferir, fale antes comigo para tirar a sua dúvida. Inicie a sua transformação!

Entre em Contato

Endereço da Clínica:

Av. das Nações Unidas, 18801 - Sala 1225
Santo Amaro - São Paulo - SP

Mesmo em outra cidade, você pode ser atendido à distância, via Sessão Online

Telefone/WhatsApp:

(11) 99601-2736

E-mail:

[email protected]

Atendimento Presencial (SP Capital):

Segunda a Sexta, das 08h às 22h
Sábado, das 09h às 22h

© 2007-2021 - Centro de Saúde Psicológica Cecília Freytas Ltda.
CRP: 90459 | CNPJ: 44.430.037/0001-25
Psicóloga em SP e Psicoterapia Online
Wavolua
Site por Wavolua

Fale com a Psicóloga

Você quer uma Consulta Online ou Presencial?

Agende a sua Sessão Presencial (São Paulo-SP)

Converse com a Psicóloga

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais

Olá! Precisando de ajuda emocional?