Tratamento para Dependência Química

Jovem num túnel precisando de tratamento para dependência química

Dependência Química é uma doença caracterizada pela busca compulsiva e incontrolável de substancias que trazem consequências extremamente negativas.

Muitas famílias não sabem lidar com essa situação e a escolha correta muda a história, para garantir o tratamento é necessário primeiramente conhecimento sobre o assunto. Sendo essa uma doença a ser tratada partindo de causas biológicas, sociais e psíquicas.

O paciente é acolhido pelo profissional que atua de forma interdisciplinar cuidando do ser humano como um todo. Para a realização é importante a desintoxicação, psicoterapia e ressocialização.

dependência química é definida ao paciente devido ao uso constante de algumas drogas psicoativas, fazendo com que o paciente consuma a droga de modo excessivo e compulsivo, acarretando em uma conexão entre ele mesmo e as substancias utilizadas. Mas isso tem tratamento e na maioria das vez é necessário com urgência.

As drogas provocam diversos sintomas de dependência no paciente, especialmente no sistema nervoso causando por sua vez os efeitos de uma abstinência repentina.

Psicóloga Dra. Cecília Freytas sorrindo
Precisando de Tratamento para Dependência Química? Agende agora a sua consulta presencial (São Paulo) ou online (à distância). Terei prazer em atender você!

Tratamento para Dependência Química: como funciona

Há estudos que comprovam que casos de dependência química estão aumentando e exigindo tratamento psíquico adequado para o caso.

Não podemos dizer que é uma doença fácil de ser tratada, afinal as recaídas são altas, mas por ser de natureza crônicas as tornam possíveis.

O paciente deve ser estimulado a prosseguir na recuperação e ter força de vontade. Cabe a ele também se preparar para enfrentar os sinais que a abstinência causa mobilizando o poder de sua mente e vontade.

O psicólogo analisará o diagnóstico conforme a droga, administrando a retirada repentina da substância.

Os sintomas da dependência química envolvem especialmente o sistema nervoso tornando-o dependente da substância.

“Pode-se reconhecer este quadro através da observação de diversos sintomas, entre eles a carência de ampliar a dose habitual para se conquistar repetidamente o efeito desejado; ansiedade, irritação, incapacidade de dormir normalmente ou tremedeira, sensações desencadeadas pela tentativa de se abster da droga; consumo cada vez maior ou por mais tempo do que a pessoa havia planejado; necessidade contínua de reduzir ou dominar a utilização da droga ou experiências frustradas neste sentido; amplo dispêndio temporal com tentativas de conquistar e ingerir as substâncias almejadas, ou com a cura de suas consequências; deixar de lado as antigas ocupações sociais e culturais em prol do uso da droga; consumo constante, sem controle, da química de que a pessoa se tornou dependente.”

Também há os sinais de abstinência indicados por aumento da frequência cárdica, aumento da pressão arterial, corpo tremudo, suor excessivo e em alguns casos de pacientes em estágios avançados destacamos a confusão mental, convulsões e estados alucinatórios.

Conheça os Pacotes de Sessões de Tratamento para Dependência Química

Ajude compartilhando...

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

Fale com a Psicóloga

ou envie a sua mensagem

Você quer uma Consulta Online ou Presencial?

Agende a sua Sessão ou Pacote Presencial (São Paulo-SP)

A partir de R$ 250 *
por 01 sessão de psicoterapia

Olá! Precisando de ajuda emocional?