Terapia Infantil

Criança numa Terapia Infantil

Muitas pessoas iniciam o tratamento de psicoterapia por conta de traumas advindos de eventos já ocorridos na vida adulta.

O excesso de responsabilidades, dentre outras coisas pode levar alguns até mesmo a perder o equilíbrio. Por essa razão, há quem acredite que crianças não precisam de terapia. Há até quem chegue a ver a psicologia infantil como desnecessária ou uma “besteira”.

Se você tem essa ideia sobre a psicologia infantil, talvez esteja na hora de entender um pouco melhor como funciona. Depois disso, seus conceitos com certeza mudarão.

A vida infantil é marcada pelo desenvolvimento físico e psicológico do indivíduo. Portanto, é nela que podem surgir os maiores traumas, afinal, a criança ou adolescente pode não ter a estrutura necessária para lidar com situações adversas que ocorrem na família ou na vida escolar.

A separação dos pais, o nascimento de um irmão, a morte de um parente próximo, uma reprovação na escola são situações às quais todas as crianças estão sujeitas e podem causar um grande sofrimento, embora nem todas consigam externar isso.

Psicóloga Dra. Cecília Freytas sorrindo
Precisando de Terapia Infantil? Agende agora a sua consulta presencial (São Paulo) ou online (à distância). Terei prazer em atender você!

Terapia Infantil: como funciona

O atendimento a crianças costuma ser um pouco diferente do que acontece numa sessão para adultos. Ele é integrado à ludoterapia, que consiste na utilização de jogos e entretenimento que auxiliam no desenvolvimento psicológico da criança. Isso porque cada criança reage de um jeito diante das situações citadas acima.

Os problemas emocionais costumam manifestar-se nos pequenos de forma diferente do que ocorre nos adultos. Alguns podem simplesmente se recusar a ir à escola ou voltar a fazer xixi na cama, por exemplo. Muitas vezes os pais (e nem mesmo a criança) entendem o porquê desses comportamentos. E é exatamente aí que a terapia para crianças – terapia infantil irá atuar.

Em primeiro lugar, é necessário entender que o fato de o seu filho precisar frequentar o consultório de um psicólogo não significa que ele seja “louco” ou “anormal”.

Existe certo preconceito em torno da psicologia infantil, que faz com que muitos pais relutem em levar seus filhos a uma consulta.

Despir-se desses preconceitos significa dar ao seu filho a chance de realizar sessões de ludoterapia, que irão auxilia-lo a resolver seus problemas emocionais ainda na infância e tornar-se um adulto livre de traumas, recalques e outros desequilíbrios ocasionados por situações vivenciadas na infância que não foram devidamente trabalhadas. Aqui você encontra uma boa opção de psicólogo para crianças na zona sul.

A psicologia para crianças e adolescentes também pode ser útil para a transição entre essas duas fases que é marcada por conflitos internos e sociais. A sexualidade em desenvolvimento, a necessidade de identificar-se com um determinado grupo para ser aceito, a insatisfação com a aparência e a necessidade de começar a traçar as metas para um futuro profissional acabam fazendo com que muitos adolescentes sintam-se sozinhos e perdidos.

É nessa hora que procurar um profissional de psicologia é fundamental para garantir que esse adolescente torne-se um adulto seguro e capaz de tomar decisões que o levarão à satisfação pessoal e profissional.

Crianças e adolescentes que passam por acompanhamento psicológico (terapia para crianças – terapia infantil) tendem a se tornar adultos mais felizes.

Os principais benefícios da terapia para crianças – terapia infantil, são:

  • ajudar na exteriorização de sentimentos e emoções;
  • ajudar na auto-expressão;
  • tratar dos medos, inseguranças, agressividades e frustrações;
  • ajudar na estabilidade emocional;
  • ajudar na criatividade, na autonomia, na responsabilidade e na independência;
  • ajuda no humor, na qualidade de vida e o estado geral de saúde.

Conheça os Pacotes de Sessões de Terapia Infantil

Ajude compartilhando...

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

Fale com a Psicóloga

ou envie a sua mensagem

Você quer uma Consulta Online ou Presencial?

Agende a sua Sessão ou Pacote Presencial (São Paulo-SP)

A partir de R$ 250 *
por 01 sessão de psicoterapia

Olá! Precisando de ajuda emocional?