Psicodiagnóstico é um processo que envolve testes psicológicos para avaliar por completo os aspectos afetivo, emocional e cognitivos das pessoas desde a infância até a idade em que se encontra. Além de analisar e compreender a situação psicológica do paciente, pode-se elaborar a melhor forma de intervir. Os testes psicológicos utilizados em todo processo de psicodiagnóstico possuem aprovação pelo Conselho Federal de Psicologia.
PSICODIAGNÓSTICO: NO QUE CONSISTE?
Ele tem como meta conhecer quem é o cliente que vamos atender. Através dele podemos detectar de onde o cliente veio, para onde pretende ir e talvez desvendar onde se encontra seu conflito.
O trabalho do psicólogo clínico é antes de tudo, uma avaliação psicológica daquele que lhe solicita ajuda. O psicodiagnóstico corresponde a uma parte dessa avaliação, através dele podemos sintetizar uma impressão diagnóstica do cliente, que deverá ser ampliada posteriormente como foco de ajuda ao sujeito.
“O psicodiagnóstico é uma prática recorrente de estudo de caso em Psicologia, independentemente de ser feito em consultórios particulares, escolas, hospitais, ambulatórios e/ou instituições para-educativas.”.
Psicodiagnóstico ou diagnóstico psicológico é uma disciplina metodológica cujo objetivo é colocar à disposição da psicologia aplicada uma série de instrumentos capazes de registrar as características psicologicamente relevantes de determinados “portadores de características” e suas mudanças e de integrar tais dados em um quadro diagnóstico com o fim de oferecer uma base suficientemente sólida para a previsão do desenvolvimento futuro de tais características, servindo assim de auxílio na tomada de decisões e na avaliação destas.
Tais “portadores de características” podem ser:
- Pessoas de todas as idades
- Grupos de pessoas (inclusive famílias)
- Instituições
- Situações
- Objetos