Perícia Judicial

Psicóloga Perícia Judicial

1- A perícia judicial é o meio de prova consistente no exame, vistoria ou avaliação, levada a efeito por pessoa dotada de conhecimento técnico em torno de uma pessoa, coisa ou fato, cuja revelação se faz necessária para formar a convicção do juiz sobre a demanda. (Prof. Eduardo Arruda Alvim)

2- Perícia é a prova destinada a levar ao juiz elementos instrutórios sobre algum fato que dependa de conhecimentos especiais de ordem técnica. (Prof. José Frederico Marques)

A partir dessas definições, podemos compreender que a perícia é a atividade concernente a exame realizado por profissional especialista, legalmente habilitado no seu órgão de classe, destinado a verificar ou esclarecer determinado fato, apurar as causas motivadoras do mesmo ou seu estado e através de um laudo apresentar ao juiz para respaldar sua decisão.

Psicóloga Dra. Cecília Freytas sorrindo
Precisando de Perícia Judicial? Agende agora a sua consulta presencial (São Paulo) ou online (à distância). Terei prazer em atender você!

Perícia Judicial: como funciona

Funções do Perito Judicial

O perito judicial é um cidadão comum, com determinada expertise que é chamado para esclarecer questões técnicas e científicas que um processo contém.

Essa nobre função, tem como objetivo ajudar o juiz a respaldar, fundamentar sua decisão na sentença, pois este não tem conhecimento de todos os saberes.

Portanto, podemos concluir, que o perito judicial através da sua formação universitária e expertise é um auxiliar da justiça, através do seu conhecimento científico e técnico.

A perícia judicial pode ser exercida por todos os profissionais com nível superior e legalmente habilitado no seu órgão de classe e com um  curso específico de perito judicial.

O perito judicial é um auxiliar da justiça ou auxiliar do juízo é o profissional habilitado e nomeado pelo juiz para dar seu parecer sobre questões de sua especialidade. Este profissional é um expert na matéria e função para atuar junto ao processo, trazendo as provas, necessárias para a solução justa da lide.

Sendo assim é um profissional nomeado diretamente pelo juiz para atender as dúvidas do magistrado titular do processo.

O Trabalho do perito judicial é emitir um laudo com parecer técnico e fundamentado, relatando, resultados de exames e vistorias, bem como avaliações com ele relacionadas.

Especificidade do Psicólogo Perito

O Psicólogo Perìto é um expert em avaliação psicológica que lhe atribui a habilidade de trabalhar como auxiliar da justiça, contribuindo com seu conhecimento sobre o desenvolvimento humano e suas patologias, através do laudo psicológico, fundamentado com seus pressupostos de trabalho que validam a sua expertise.

Entre suas habilidades técnicas, estão os laudos psicológicos e pareceres técnicos para responder e respaldar as questões do magistrado, trazendo conhecimento e fundamentação científica e técnica a decisão do juiz.

Na Psicologia Clínica, podemos atuar como auxiliares da justiça, elaborando laudos com avaliação psicológica para esclarecer o funcionamento, a dinâmica do comportamento humano e elucidar a estrutura de personalidade do indivíduo trazendo tantos seus pontos fortes como frágeis e ainda esclarecer as psicopatologias e suas comorbidades, assim como neuroses e psicoses.

Ajude compartilhando...

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

Fale com a Psicóloga

Escolha a sua Sessão...

Sessão Presencial (São Paulo-SP)

A partir de R$ 250 *
por 01 sessão de 50 minutos

Olá! Precisando de ajuda emocional?