Search
Close this search box.

Psicoterapia Fenomenológica e psicólogo (SP e Online)

A psicóloga Cecília Freytas possui especialização em Psicoterapia Fenomenológica. Ela acolherá você via consulta presencial na clínica em Santo Amaro (SP, capital) ou por consulta online (videochamada).
+71 notas máximas no Google
5/5
Psicóloga SP e Online Cecília Freytas
Psicóloga SP e Online Cecília Freytas
Neste artigo, você aprenderá mais sobre Psicoterapia Fenomenológica: o que é e como funciona.
Psicoterapia Fenomenológica SP e Online - Mar

Entendendo a psicoterapia fenomenológica

A psicoterapia fenomenológica é um tipo de ajuda psicológica que foca em entender como cada pessoa percebe e vivencia o mundo ao seu redor.

O objetivo principal é ajudar o indivíduo a compreender melhor seus pensamentos, sentimentos e ações, buscando uma visão mais clara de si mesmo e das situações que enfrenta.

Ao contrário de ficar muito presa ao passado ou ao futuro, a psicoterapia fenomenológica concentra-se no presente, no “aqui e agora”. Isso significa dar atenção especial ao que está acontecendo na vida da pessoa neste momento.

Como é a abordagem

Durante as sessões, o terapeuta ajuda a explorar como as experiências são vividas e como essas vivências influenciam a forma como nos relacionamos com o mundo. A ideia é compreender a intencionalidade da consciência, ou seja, como nossa mente se relaciona com as coisas ao nosso redor.

Essa abordagem busca soluções práticas para os desafios do dia a dia, ajudando a pessoa a lidar com seus problemas de uma maneira mais direta. Em vez de se aprofundar demais nas causas dos problemas, o foco está em encontrar maneiras de melhorar a vida no presente.

Ao longo das sessões, o terapeuta visa aprofundar a compreensão sobre como as experiências impactam a interação do indivíduo com o mundo, identificando caminhos para uma abordagem mais direta e prática diante dos desafios cotidianos.

Ao invés de mergulhar excessivamente nas raízes causais dos problemas, a abordagem focaliza a busca por soluções pragmáticas, visando aprimorar a qualidade de vida no presente.

Assim sendo, essa abordagem fenomenológica tem como finalidade principal ajudar as pessoas a entenderem a si mesmas e a sua relação com o mundo no momento presente e busca proporcionar insights práticos para enfrentar desafios, melhorar o bem-estar emocional e promover uma compreensão mais profunda da própria consciência.

Cecília Freytas Psicóloga SP e Online
Precisando de Psicoterapia Fenomenológica?
Agende agora um atendimento presencial (São Paulo-SP) ou online (videochamada). Aguardo você!

O que os clientes dizem sobre a psicóloga Cecília Freytas

+ 71 Notas 5 Estrelas Google
5/5
RenatoCliente
Read More
Psicóloga sensacional! Ainda faço terapia com ela e, contribui e continua contribuindo muito na minha vida no sentido de melhoras e mudanças. Local muito bom de fácil acesso, consultório de ambiente muito agradável e acolhedor.
IramaiaCliente
Read More
Excelente profissional, foram quase quatro anos de aprendizado, hoje sou uma outra pessoa, me ajudou muito em um momento muito difícil da minha vida, obrigada por tudo.
RicardoCliente
Read More
Após anos procurando uma profissional séria e experiente, encontrei a Cecília. Faz toda a diferença do mundo fazer terapia com uma pessoa extremamente inteligente e perspicaz....você sente que ela ENTENDE o seu problema de fato, e não apenas desfila chavões que eu cansei de ouvir da boca de profissionais menos preparados. Ela me fez acreditar que psicologia funciona! Recomendo mil vezes.
ArnoudCliente
Read More
Dra. Cecilia é focada na solução do problema. Estuda caso a caso, apresentando soluções/práticas /exercícios. Uma ótima terapeuta. Obrigado
RobertoCliente
Read More
Posso afirmar sem medo de errar tratar-se de uma excelente profissional, que exerce seu ofício com a maior presteza e profissionalismo, sendo que passei por algumas consultas em um momento muito difícil da minha vida. Só tenho a agradecer por tanto que me ajudou .🙋🏻‍♂️🙏❤️
EduardoCliente
Read More
Uma excelente profissional, estou muito feliz em estar sendo acompanhado pela Dra. Cecília, muito capacitada e atenciosa, super indico tá de parabéns!

Agende a sua primeira consulta de Psicoterapia Fenomenológica

O que é Psicoterapia Fenomenológica

A Psicoterapia Fenomenológica é um campo de estudo com suas raízes na filosofia fenomenológica de Husserl.

O objetivo desta abordagem é descrever a estrutura específica da consciência e compreender como ela interage com o mundo ao seu redor.

Segundo Husserl, a consciência é um ato que capta o mundo e lhe dá um sentido transcendental. Isso significa que não são as coisas do mundo que vão até a consciência, mas sim ela que as capta e lhes confere significado.

A partir deste princípio, a Psicoterapia Fenomenológica trabalha com a intencionalidade da consciência, a capacidade de se relacionar com objetos do mundo.

Esta abordagem compreende que a intuição é um conhecimento imediato que independe de processos de raciocínio, sendo o ponto de partida para todo ato intencional.

Ao contrário do paradigma positivista, que busca explicar o mundo de forma naturalista e absoluta, a Psicoterapia Fenomenológica defende uma abordagem crítica do conhecimento universal das essências.

Isso significa que as coisas só têm um caráter existencial se forem significadas por uma consciência, caso contrário, elas não terão sentido.

Com a Psicoterapia Fenomenológica, você pode descobrir como transformar a sua vida através da compreensão mais profunda da sua própria consciência e da relação que ela tem com o mundo ao seu redor.

Esta abordagem pode ajudá-lo a alcançar um estado de bem-estar emocional e a superar problemas como a ansiedade, a depressão e o estresse.

Psicoterapia Fenomenológica: como funciona

Psicoterapia fenomenológica e seus métodos

Você já parou para pensar como descrevemos os fenômenos que nos cercam?

Muitas vezes, eles são tão familiares que passam despercebidos e parecem óbvios.

A fenomenologia é uma abordagem que busca descrever esses fenômenos de forma detalhada e sistemática, analisando as experiências e vivências que os envolvem.

A psicologia fenomenológica, utiliza essa abordagem para investigar a consciência psíquica, ou seja, as vivências internas que temos em relação ao mundo ao nosso redor.

O objetivo é criar uma ciência essencial para a psicologia, utilizando a metodologia da fenomenologia transcendental.

Husserl propôs um método que distingue o “fenômeno puro” (objeto da fenomenologia) do “fenômeno psicológico” (objeto da psicologia). Ele utilizou a epoché como um método fundamental para colocar em questão o que é dado previamente como existente e chegar a um conhecimento mais apodítico.

A psicologia fenomenológica não é empírica e é considerada uma “psicologia pura”, pois investiga as vivências psíquicas de forma independente da relação psicofísica.

Seu objetivo é investigar conceitos como percepção, imaginação, consciência, cognição e afetividade, utilizando uma abordagem psicológico-eidética, que busca identificar e analisar os processos psicológicos em si.

A fenomenologia husserliana é um método que visa encontrar as leis puras da consciência intencional.

A intencionalidade é o modo próprio de ser da consciência, pois ela está sempre direcionada para um objeto específico.

Através da fenomenologia, aprendemos a compreender a consciência em seu puro caráter fenomenal, sem pressuposições de conhecimento prévio.

Ao explorar a psicologia fenomenológica, podemos ter uma compreensão mais profunda de nós mesmos e de como percebemos o mundo ao nosso redor.

É uma abordagem fascinante e complexa, mas que pode nos levar a descobertas incríveis sobre a natureza da consciência e das experiências humanas.

Conclusão

A psicologia fenomenológica é uma expressão desenvolvida e cunhada por Edmund Husserl para estudar a consciência psíquica (vivências psíquicas) em relação à transcendência.

Em outras palavras, busca entender como as experiências conscientes são vividas por cada indivíduo, levando em consideração sua subjetividade e as diferentes formas como ela é influenciada pelo mundo ao seu redor.

Através da reflexão e da clarificação da experiência para a consciência, é possível alcançar uma compreensão mais profunda sobre si e sobre o mundo.

A psicologia fenomenológica oferece uma abordagem única para a psicoterapia, na qual o paciente é encorajado a explorar suas vivências psíquicas e a compreendê-las de forma mais consciente.

A psicoterapia fenomenológica com a psicóloga clínica Cecília Freytas é uma oportunidade para aqueles que desejam explorar sua subjetividade e aprofundar sua compreensão sobre si e sobre o mundo.

Cecília é uma profissional experiente e dedicada, com ampla formação e especialização em psicologia fenomenológica.

Com a psicoterapia fenomenológica, você poderá aprender a lidar com suas crenças, histórias de vida e convicções, além de projetar clareza sobre seu futuro. E isso pode ser feito de forma online ou presencial em São Paulo-SP.

Não perca a oportunidade de explorar sua subjetividade e compreender melhor seu mundo interior. Agende uma consulta com a psicóloga clínica Cecília Freytas e comece sua jornada para uma vida mais consciente e significativa.

Dúvidas Frequentes

A resposta é que não há uma regra única, mas sim alguns sinais que podem indicar que você precisa de ajuda profissional.

Alguns desses sinais são: baixa autoestima, dificuldade nos relacionamentos, perda ou trauma, desinteresse por coisas que gostava de fazer, sensação de perda de controle da própria vida, sentimentos intensos como tristeza, raiva ou ansiedade.

Um psicólogo pode te ajudar a entender e lidar com seus problemas, oferecendo apoio, orientação e ferramentas para enfrentar os desafios da vida.

Se você se identifica com algum desses sinais, não hesite em agendar a sua primeira sessão. A terapia pode fazer a diferença na sua saúde mental e bem-estar.

Sim. A terapia é um processo que ajuda as pessoas a resolverem seus problemas emocionais, comportamentais e psicológicos, com o apoio de um profissional qualificado e ético.

A terapia pode trazer vários benefícios para a saúde mental e o bem-estar das pessoas, como promover o autoconhecimento, a inteligência emocional, os relacionamentos interpessoais, a superação de traumas, o autocontrole, o reconhecimento das habilidades e a expressão livre dos sentimentos.

A psicoterapia é um investimento na qualidade de vida e na felicidade de cada um.

Um psicólogo é um profissional que estuda e ajuda as pessoas a lidarem com seus problemas emocionais e comportamentais.

Ele não resolve os problemas por você, mas te ajuda a encontrar as suas próprias soluções.

Ele te escuta, te orienta, te apoia e te ensina técnicas para melhorar sua saúde mental e emocional.

Você pode agendar uma sessão online ou presencialmente, em Santo Amaro, SP Capital, com a psicóloga Cecília Freytas.

A duração de uma psicoterapia varia de acordo com cada caso e depende de fatores como:

  • O que o cliente quer resolver na terapia
  • O método de trabalho do terapeuta
  • O problema que motivou a consulta
  • A situação emocional do cliente
  • A disponibilidade de tempo do cliente

Não há um tempo fixo e determinado para uma terapia, mas sim um processo que se adapta às necessidades e aos objetivos de cada cliente. Uma terapia pode durar desde alguns meses até alguns anos, dependendo da combinação desses fatores.

O importante é que o cliente se sinta confortável e confiante com o processo terapêutico e que perceba os benefícios que a terapia pode trazer para sua saúde mental e sua qualidade de vida.

Segundo o Código de Ética do Psicólogo, não é permitido ao profissional fazer qualquer estimativa da duração do tratamento, e ainda, garantir ou prometer resultados.

Uma consulta dura em média 50 minutos, a depender do tipo de psicoterapia. Porém, há sessões que duram 2 horas ou mais. Consulte a duração da consulta no momento do seu agendamento.

Nossas consultas são particulares. Não atendemos convênio, no entanto, emitimos recibo para que você possa solicitar um reembolso. Confira as regras de reembolso junto ao atendimento do seu convênio.

Aceitamos pix à vista e cartão de crédito em até 4x.

Basicamente você precisará do seu smartphone ou um computador com câmera, microfone e fones de ouvido (headset) conectado à internet. Após agendar e confirmar, você receberá um link de acesso à sala virtual (aplicativo) para a sua sessão com a psicóloga. Recomendamos escolher um local reservado e seguro.

A clínica localiza-se no bairro Santo Amaro, em São Paulo, capital. Se você está em outra cidade, pode escolher a terapia na modalidade online (por videochamada). Buscando psicóloga SP? Conte com a Cecília Freytas!

Converse por WhatsApp

Quer agendar uma Consulta Online ou Presencial?

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais