Orientação Vocacional

Orientação Vocacional

A Orientação Vocacional é um processo psicológico que através de pesquisas e análise das potencialidades do paciente pode-se indicar quais os elementos básicos e indispensáveis ao indivíduo para a realização profissional e também pessoal. Trabalhando no individuo a capacidade de percepção de forma madura qual a melhor escolha tendo como base o próprio indivíduo e a realidade exterior e familiar.

O adolescente busca definir sua identidade e o período de escolha vocacional é marcado por confrontos pessoais e sociais, sendo a terapia de orientação vocacional o auxílio que necessita para a compreensão do seu eu para conhecimento de suas potencialidades e na descoberta e tomada de consciência.

A escolha de uma profissão é uma questão social e individual, pois no nosso mundo globalizado os jovens estão se preparando conforme as demandas sociais que determinam o que o sujeito vai ser quando crescer, se tornar adulto.

Esse momento é crucial na vida de qualquer sujeito, pois remete o ser em busca da sua identidade, do seu projeto de vida, que a princípio parece ser definitivo e qualquer erro pode ocasionar o fracasso definitivo.

Psicóloga Dra. Cecília Freytas sorrindo
Precisando de Orientação Vocacional? Agende agora a sua consulta presencial (São Paulo) ou online (à distância). Terei prazer em atender você!

Orientação Vocacional: como funciona

Desmistificando esse mito, temos o trabalho de Orientação Vocacional que traz ao jovem adulto outros horizontes que visam medidas profiláticas para a construção de um ser mais seguro e dono da sua história de vida.

Temos então nesse enfoque uma busca ativa e dinâmica, determinando o papel do psicólogo, como aquele que esclarece situações, conscientiza e vincula a problemática do jovem adulto frente às escolhas de seu futuro.

Podemos comparar a Orientação Profissional a uma Psicoterapia Breve, pois ela trabalha com um foco determinado e um tempo determinado.

O grande objetivo da Orientação Profissional é tornar o ser livre para escolher a partir do seu ser o que virá a ser nesse mundo de infinitas possibilidades.

Para tanto trabalhamos com módulos que traz uma primeira indagação.

Será mesmo que a escolha mais importante que fazemos na vida é a escolha profissional?

Através de algumas reflexões despertamos no jovem futuro profissional, seu potencial e sonhos, visando o trabalho da vontade e coragem para concretização dos seus ideais.

“A escolha da profissão é um passo muito importante que os jovens têm que tomar na vida.”

Um teste vocacional é um teste que se realiza em pessoas para testar os interesses e aptidões a fim de indicar uma ou mais possíveis vocações e do testado.

Os especialistas em orientação vocacional têm colocado em xeque a ideia convencional que se tem de vocação. Gente talentosa sempre vai existir, mas o século XXI promete abrir espaços para quem é apenas normal. Para ser bem-sucedido, melhor é ser polivalente e, mais que tudo, gostar do que faz.

Os testes vocacionais são pouco usados hoje em dia. Eles podem ajudar a conhecer suas habilidades e gostos. No entanto, isso não obriga alguém a definir uma profissão só porque o teste indicou isso; os questionários são padronizados e as pessoas não.

Os testes vocacionais tradicionais, que dividem o mundo em humanas e exatas, foram praticamente banidos. Eles se baseavam apenas nas inclinações naturais e nos temas de interesse pessoal.

Ajude compartilhando...

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

Fale com a Psicóloga

Escolha a sua Sessão...

Sessão Presencial (São Paulo-SP)

R$ 250 *
por 01 sessão de psicoterapia de 50 minutos

* Sessão PRESENCIAL ocorrerá na clínica localizada em Santo Amaro, São Paulo-SP.
* Emitimos recibo para reembolso junto ao convênio.
* Você pode pagar via cartão de crédito, boleto ou transferência (TED/PIX).
* Recomendamos pelo menos 01 sessão por semana para maior eficiência da sua psicoterapia.

Olá! Precisando de ajuda emocional?