Search
Close this search box.

Orientação Vocacional e psicólogo (SP e Online)

A psicóloga Cecília Freytas possui especialização em Orientação Vocacional. Ela acolherá você via consulta presencial na clínica em Santo Amaro (SP, capital) ou por consulta online (videochamada).
+71 notas máximas no Google
5/5
Psicóloga SP e Online Cecília Freytas
Psicóloga SP e Online Cecília Freytas
Neste artigo, você aprenderá mais sobre Orientação Vocacional: o que é e como funciona.

Assista ao vídeo ou continue lendo…

Reproduzir vídeo

Quando falamos em orientação vocacional, estamos explorando um caminho que busca compreender quem você é e quais são suas aspirações.

Para começar, costumo fazer perguntas que ajudam a mapear suas habilidades, interesses e valores. Por exemplo, quais atividades despertam seu entusiasmo? Em que áreas você sente que suas habilidades se destacam? Além disso, é importante considerar o ambiente de trabalho que mais se alinha com sua personalidade e preferências.

Outras questões relevantes incluem seus objetivos de longo prazo e as atividades que proporcionam satisfação e realização pessoal.

A reflexão sobre suas experiências passadas, incluindo atividades extracurriculares e experiências de trabalho, também pode revelar padrões e preferências importantes.

Ao explorar esses aspectos, buscamos identificar tendências e descobrir como suas características individuais podem se alinhar a diferentes campos profissionais.

Durante o processo de orientação vocacional, não apenas consideramos suas aptidões técnicas, mas também examinamos seus valores pessoais e o impacto que sua carreira terá em sua vida como um todo.

Perguntas como “Qual é a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional para você?” ajudam a moldar o perfil ideal da carreira que pode proporcionar um ambiente de trabalho mais gratificante.

A orientação vocacional é uma jornada de autodescoberta, e essas perguntas iniciais são apenas o ponto de partida.

O objetivo é criar um mapa claro que não só aponte para escolhas profissionais adequadas, mas que também leve em consideração o seu bem-estar e satisfação ao longo do percurso profissional.

É muito importante entender que a orientação profissional não é exclusividade dos adolescentes e que adultos também podem solicitar, a fim de se reconhecerem como pessoas em metamorfose.

Também é preciso diferenciar-se de orientação profissional, que pode se concentrar principalmente nas habilidades técnicas necessárias para determinada ocupação, a orientação vocacional transcende a mera seleção de uma profissão, uma vez que abarca aspectos mais amplos, como a busca por um propósito profundo e a realização pessoal.

Nesse contexto, a orientação vocacional assume um papel crucial ao propiciar um espaço de reflexão e análise para o indivíduo, conduzindo-o a uma compreensão mais profunda de suas próprias inclinações, valores e aspirações.

Através de métodos e técnicas criteriosamente selecionados, como testes psicométricos, entrevistas exploratórias e dinâmicas de grupo, os profissionais que atuam nesse campo buscam elucidar as potencialidades e preferências do orientando, permitindo-lhe vislumbrar um horizonte profissional mais claro e condizente com suas particularidades.

Cecília Freytas Psicóloga SP e Online
Precisando de Orientação Vocacional?
Agende agora um atendimento presencial (São Paulo-SP) ou online (videochamada). Aguardo você!

O que os clientes dizem sobre a psicóloga Cecília Freytas

+ 71 Notas 5 Estrelas Google
5/5
RenatoCliente
Read More
Psicóloga sensacional! Ainda faço terapia com ela e, contribui e continua contribuindo muito na minha vida no sentido de melhoras e mudanças. Local muito bom de fácil acesso, consultório de ambiente muito agradável e acolhedor.
IramaiaCliente
Read More
Excelente profissional, foram quase quatro anos de aprendizado, hoje sou uma outra pessoa, me ajudou muito em um momento muito difícil da minha vida, obrigada por tudo.
RicardoCliente
Read More
Após anos procurando uma profissional séria e experiente, encontrei a Cecília. Faz toda a diferença do mundo fazer terapia com uma pessoa extremamente inteligente e perspicaz....você sente que ela ENTENDE o seu problema de fato, e não apenas desfila chavões que eu cansei de ouvir da boca de profissionais menos preparados. Ela me fez acreditar que psicologia funciona! Recomendo mil vezes.
ArnoudCliente
Read More
Dra. Cecilia é focada na solução do problema. Estuda caso a caso, apresentando soluções/práticas /exercícios. Uma ótima terapeuta. Obrigado
RobertoCliente
Read More
Posso afirmar sem medo de errar tratar-se de uma excelente profissional, que exerce seu ofício com a maior presteza e profissionalismo, sendo que passei por algumas consultas em um momento muito difícil da minha vida. Só tenho a agradecer por tanto que me ajudou .🙋🏻‍♂️🙏❤️
EduardoCliente
Read More
Uma excelente profissional, estou muito feliz em estar sendo acompanhado pela Dra. Cecília, muito capacitada e atenciosa, super indico tá de parabéns!

Pacotes Orientação Vocacional

A Orientação Vocacional é um processo psicológico que por meio de pesquisas e análise das potencialidades do paciente pode-se indicar quais os elementos básicos e indispensáveis ao indivíduo para a realização profissional e também pessoal. Trabalhando no individuo a capacidade de percepção de forma madura qual a melhor escolha tendo como base o próprio indivíduo e a realidade exterior e familiar.

O adolescente busca definir sua identidade e o período de escolha vocacional é marcado por confrontos pessoais e sociais, sendo a terapia de orientação vocacional o auxílio que necessita para a compreensão do seu eu, para conhecimento de suas potencialidades e na descoberta e tomada de consciência.

A escolha de uma profissão é uma questão social e individual, pois no nosso mundo globalizado os jovens estão se preparando conforme as demandas sociais que determinam o que o sujeito vai ser quando crescer, se tornar adulto.

Esse momento é crucial na vida de qualquer sujeito, pois remete o ser em busca da sua identidade, do seu projeto de vida, que a princípio parece ser definitivo e qualquer erro pode ocasionar o fracasso definitivo.

Como funciona a Orientação Vocacional

Desmistificando esse mito, temos o trabalho de Orientação Vocacional que traz ao jovem adulto outros horizontes que visam medidas profiláticas para a construção de um ser mais seguro e dono da sua história de vida.

Temos então nesse enfoque uma busca ativa e dinâmica, determinando o papel do psicólogo, como aquele que esclarece situações, conscientiza e vincula a problemática do jovem adulto frente às escolhas de seu futuro.

Podemos comparar a Orientação Profissional a uma Psicoterapia Breve, pois ela trabalha com um foco e um tempo determinados.

O grande objetivo da Orientação Profissional é tornar o ser livre para escolher a partir do seu ser o que será nesse mundo de infinitas possibilidades.

Para tanto trabalhamos com módulos que traz uma primeira indagação.

Será mesmo que a escolha mais importante que fazemos na vida é a escolha profissional?

Com algumas reflexões despertamos no jovem futuro profissional, seu potencial e sonhos, visando o trabalho da vontade e coragem para concretização dos seus ideais.

“A escolha da profissão é um passo muito importante que os jovens têm que tomar na vida.”

Um teste vocacional é um teste que se realiza em pessoas para testar os interesses e aptidões a fim de indicar uma ou mais possíveis vocações e do testado.

Os especialistas em orientação vocacional têm colocado em xeque a ideia convencional que se tem de vocação. Gente talentosa sempre vai existir, mas o século XXI promete abrir espaços para quem é apenas normal. Para ser bem-sucedido, melhor é ser polivalente e, mais-que-tudo, gostar do que faz.

Os testes vocacionais são pouco usados hoje em dia. Eles podem ajudar a conhecer suas habilidades e gostos. No entanto, isso não obriga alguém a definir uma profissão só porque o teste indicou isso; os questionários são padronizados e as pessoas não.

Os testes vocacionais tradicionais, que dividem o mundo em humanas e exatas, foram praticamente banidos. Eles se baseavam apenas nas inclinações naturais e nos temas de interesse pessoal.

Dúvidas Frequentes

A resposta é que não há uma regra única, mas sim alguns sinais que podem indicar que você precisa de ajuda profissional.

Alguns desses sinais são: baixa autoestima, dificuldade nos relacionamentos, perda ou trauma, desinteresse por coisas que gostava de fazer, sensação de perda de controle da própria vida, sentimentos intensos como tristeza, raiva ou ansiedade.

Um psicólogo pode te ajudar a entender e lidar com seus problemas, oferecendo apoio, orientação e ferramentas para enfrentar os desafios da vida.

Se você se identifica com algum desses sinais, não hesite em agendar a sua primeira sessão. A terapia pode fazer a diferença na sua saúde mental e bem-estar.

Sim. A terapia é um processo que ajuda as pessoas a resolverem seus problemas emocionais, comportamentais e psicológicos, com o apoio de um profissional qualificado e ético.

A terapia pode trazer vários benefícios para a saúde mental e o bem-estar das pessoas, como promover o autoconhecimento, a inteligência emocional, os relacionamentos interpessoais, a superação de traumas, o autocontrole, o reconhecimento das habilidades e a expressão livre dos sentimentos.

A psicoterapia é um investimento na qualidade de vida e na felicidade de cada um.

Um psicólogo é um profissional que estuda e ajuda as pessoas a lidarem com seus problemas emocionais e comportamentais.

Ele não resolve os problemas por você, mas te ajuda a encontrar as suas próprias soluções.

Ele te escuta, te orienta, te apoia e te ensina técnicas para melhorar sua saúde mental e emocional.

Você pode agendar uma sessão online ou presencialmente, em Santo Amaro, SP Capital, com a psicóloga Cecília Freytas.

A duração de uma psicoterapia varia de acordo com cada caso e depende de fatores como:

  • O que o cliente quer resolver na terapia
  • O método de trabalho do terapeuta
  • O problema que motivou a consulta
  • A situação emocional do cliente
  • A disponibilidade de tempo do cliente

Não há um tempo fixo e determinado para uma terapia, mas sim um processo que se adapta às necessidades e aos objetivos de cada cliente. Uma terapia pode durar desde alguns meses até alguns anos, dependendo da combinação desses fatores.

O importante é que o cliente se sinta confortável e confiante com o processo terapêutico e que perceba os benefícios que a terapia pode trazer para sua saúde mental e sua qualidade de vida.

Segundo o Código de Ética do Psicólogo, não é permitido ao profissional fazer qualquer estimativa da duração do tratamento, e ainda, garantir ou prometer resultados.

Uma consulta dura em média 50 minutos, a depender do tipo de psicoterapia. Porém, há sessões que duram 2 horas ou mais. Consulte a duração da consulta no momento do seu agendamento.

Nossas consultas são particulares. Não atendemos convênio, no entanto, emitimos recibo para que você possa solicitar um reembolso. Confira as regras de reembolso junto ao atendimento do seu convênio.

Aceitamos pix à vista e cartão de crédito em até 4x.

Basicamente você precisará do seu smartphone ou um computador com câmera, microfone e fones de ouvido (headset) conectado à internet. Após agendar e confirmar, você receberá um link de acesso à sala virtual (aplicativo) para a sua sessão com a psicóloga. Recomendamos escolher um local reservado e seguro.

A clínica localiza-se no bairro Santo Amaro, em São Paulo, capital. Se você está em outra cidade, pode escolher a terapia na modalidade online (por videochamada). Buscando psicóloga SP? Conte com a Cecília Freytas!

Converse por WhatsApp

Quer agendar uma Consulta Online ou Presencial?

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais