Psicopedagogia

Psicopedagogia

Psicopedagogia é uma arte que permeia vários campos dos saberes dentro da educação, aliada a Psicologia e a outros conhecimentos multidisciplinares, ela tem como objetivo sanar os problemas de aprendizagem, identificando barreiras e fragilidades, com o enfoque na profilaxia terapêutica necessária.

Como uma das definições dentro dos conhecimentos humanos, temos que: Psicopedagogia é a área do saber, que estuda como as pessoas constroem o seu conhecimento, ou seja, como o ser – humano busca decifrar como ocorre à construção do conhecimento nos indivíduos.

Como meta a psicopedagogia visa identificar os pontos frágeis do desenvolvimento humano que porventura atrapalhem a construção do seu saber e tem como objetivo tornar-se uma das ciências preventivas desses distúrbios, assim como, oferecer estratégias e ferramentas que viabilizem cada vez mais a construção do conhecimento por todos os indivíduos que almejem uma vida mais salutar através de novas aprendizagens.

A Psicopedagogia busca seu conhecimento enquanto ciência que vem se consagrando em campos multidisciplinares e interdisciplinares, estuda o processo de aprendizagem e a sua interface com outras áreas dos saberes.

Psicóloga Dra. Cecília Freytas sorrindo
Precisando de Psicopedagogia? Agende agora a sua consulta presencial (São Paulo) ou online (à distância). Terei prazer em atender você!

Psicopedagogia: como funciona

Atualmente a Psicopedagogia divide-se em Clínica e Institucional, sendo que a primeira tem seu trabalho realizado em consultórios e clínicas, com enfoque terapêutico, interdisciplinar e multidisciplinar. Já a Institucional, é desenvolvida em escolas, hospitais e instituições empresarias, onde as regras devem ser obedecidas e subordinadas.

Embora a Psicopedagogia venha sendo estudada e reconhecida enquanto ciência nos problemas de aprendizagem, a grande diferença e talvez obstáculo para se consagrar é o fato de algumas áreas dos saberes como os testes serem delegadas apenas aos psicólogos, o que dificulta o trabalho do Psicopedagogo e sua formação, quem sabe em prol de fazerem uma parceria, pois são áreas muito extensas do conhecimento humano.

Sendo assim, temos que a Psicologia Clínica também possui a autorização e o reconhecimento enquanto ciência já consagrada para atuar nesse processo de profilaxia com mais propriedade, haja ver que na especialização esse dever é atribuído a Psicologia. ( Pirandelllo 2011)

A Psicopedagogia se estabelece então como uma área do saber que desenvolve as seguintes práticas:

  • Diagnóstica, orienta, atende em tratamentos e investiga problemas emergentes nos processos de aprendizagem;
  • Realiza diagnóstico psicopedagógico com ênfase nas possibilidades e adequações necessárias para uma boa aprendizagem;
  • Esclarecem e orientam os pais, professores, e equipes interdisciplinares;
  • Elabora Orientação Vocacional operativa em todos os níveis educativos.

Ajude compartilhando...

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

Fale com a Psicóloga

Escolha a sua Sessão...

Sessão Presencial (São Paulo-SP)

A partir de R$ 250 *
por 01 sessão de 50 minutos

Olá! Precisando de ajuda emocional?