Search
Close this search box.

Síndromes Genéticas (Down): tratamento e psicólogo (SP e Online)

A psicóloga Cecília Freytas possui especialização em tratamento para Síndromes Genéticas (Down). Ela acolherá você via consulta presencial na clínica em Santo Amaro (SP, capital) ou por consulta online (videochamada).
+71 notas máximas no Google
5/5
Psicóloga SP e Online Cecília Freytas
Psicóloga SP e Online Cecília Freytas

Síndromes Genéticas (Down)

Neste artigo, você aprenderá mais sobre o tema Síndromes Genéticas (Down): o que é, causas, sintomas e tratamentos.
Jovem com Síndrome de Down na terapia com o seu psicólogo.

As síndromes genéticas são assim designadas por fazer referência a doenças genéticas, cujas origens são evidenciadas por meio da ocorrência de mutações do material genético (DNA) do indivíduo acometido pelo problema, levando algumas células a pararem de realizar suas funções de forma correta.

As células apenas funcionarem adequadamente quando as proteínas de cada uma apresenta ação de forma apropriada.

Contudo, em determinadas situações, a mutação de um ou vários genes acontece e, como consequência, provoca atuações inadequadas em relação ao funcionamento normal do organismo, resultando, portanto, em uma doença genética.

Cecília Freytas Psicóloga SP e Online
Precisando de tratamento para Síndromes Genéticas (Down)?

Agende agora um atendimento presencial (São Paulo-SP) ou online (videochamada) para todo o Brasil e outros países.

O que são as Síndromes Genéticas?

As síndromes genéticas, não todas, podem ou não ser herdadas de geração em geração.

Entretanto, em muitos casos, é possível que uma doença genética surja de forma repentina no sujeito sem mesmo ter havido casos anteriores de alteração genética na família, sendo ele, portanto, o primeiro a ser portador de uma síndrome genética.

São várias as síndromes genéticas que permitem, com isso, afirmar que existes grupos de doenças genéticas de alta e baixa complexidade, cujo desencadeamento pode ser devido a fatores hereditários responsáveis por causar a mutação, assim como estilo de vida e hábitos dos indivíduos afetados.

Algumas das síndromes mais comuns percebidas incluem, a doença de Huntington, fibrose cística, Síndrome de Down e Anemia falciforme.

Tipos de Síndromes Genéticas

Muitas são as síndromes genéticas que afetam a humanidade, podendo ser classificadas, inclusive, em três grandes tipos de doenças, sendo eles a alteração monogênicas que compõe as patologias que comprometem um único gene como, por exemplo, tem-se a fibrose cística.

Os transtornos cromossômicos constitui a classificação dada ao problema encontrado nas alterações cromossômicas, estruturas estas que contêm os genes do ser humano, tendo como exemplo, a Síndrome de Down.

A terceira classificação é a multifatorial, a qual, as mutações emergem de dois ou mais genes com influência em fatores associados aos hábitos alimentares, estilo de vida, como o câncer.

A síndrome genética, denominada Huntington, sinaliza ser uma doença genética incurável, com tratamentos indicados somente para retardar a sua progressão. É caracterizada pela degeneração progressiva dos neurônios e das células do sistema nervoso central da pessoa afetada.

A Fibrose cística é uma síndrome genética resultante da mutação do gene codificador da proteína, levando as secreções produzidas pelo corpo a ficarem mais densas em relação ao normal. Isso causa acúmulo de muco no trato respiratório que, por sua vez, irá inflamar e infeccionar, levando à destruição do tecido pulmonar.

A Síndrome de Down é uma síndrome genética muito conhecida, caracterizada pela condição genética que apresenta, resultando em uma diversidade de peculiaridades físicas e mentais específicas a quem possui esse distúrbio.

Além disso, trata-se de uma síndrome considerada a mais comum das anomalias dos cromossomos autossômicos e também a mais antiga causa de retardo mental.

A Anemia falciforme é resultado da mutação do gene beta globina da hemoglobina, que leva o indivíduo afetado a sofrer deformação dos glóbulos vermelhos, impedindo o adequado transporte correto de oxigênio para o sangue.

O que os clientes dizem sobre a psicóloga Cecília Freytas

+ 71 Notas 5 Estrelas Google
5/5
RenatoCliente
Read More
Psicóloga sensacional! Ainda faço terapia com ela e, contribui e continua contribuindo muito na minha vida no sentido de melhoras e mudanças. Local muito bom de fácil acesso, consultório de ambiente muito agradável e acolhedor.
IramaiaCliente
Read More
Excelente profissional, foram quase quatro anos de aprendizado, hoje sou uma outra pessoa, me ajudou muito em um momento muito difícil da minha vida, obrigada por tudo.
RicardoCliente
Read More
Após anos procurando uma profissional séria e experiente, encontrei a Cecília. Faz toda a diferença do mundo fazer terapia com uma pessoa extremamente inteligente e perspicaz....você sente que ela ENTENDE o seu problema de fato, e não apenas desfila chavões que eu cansei de ouvir da boca de profissionais menos preparados. Ela me fez acreditar que psicologia funciona! Recomendo mil vezes.
ArnoudCliente
Read More
Dra. Cecilia é focada na solução do problema. Estuda caso a caso, apresentando soluções/práticas /exercícios. Uma ótima terapeuta. Obrigado
RobertoCliente
Read More
Posso afirmar sem medo de errar tratar-se de uma excelente profissional, que exerce seu ofício com a maior presteza e profissionalismo, sendo que passei por algumas consultas em um momento muito difícil da minha vida. Só tenho a agradecer por tanto que me ajudou .🙋🏻‍♂️🙏❤️
EduardoCliente
Read More
Uma excelente profissional, estou muito feliz em estar sendo acompanhado pela Dra. Cecília, muito capacitada e atenciosa, super indico tá de parabéns!

Conclusão

As síndromes genéticas são doenças e condições que possuem, geralmente, possibilidade de ser detectadas durante a gravidez, por meio da realização do Pré-Natal, por exemplo.

Com o teste realizado, é possível procurar métodos capazes de auxiliar a mulher quanto à forma de tratamento. A psicologia é uma grande auxiliar.

Agende a sua primeira consulta para tratar Síndromes Genéticas (Down)

Dúvidas Frequentes

A resposta é que não há uma regra única, mas sim alguns sinais que podem indicar que você precisa de ajuda profissional.

Alguns desses sinais são: baixa autoestima, dificuldade nos relacionamentos, perda ou trauma, desinteresse por coisas que gostava de fazer, sensação de perda de controle da própria vida, sentimentos intensos como tristeza, raiva ou ansiedade.

Um psicólogo pode te ajudar a entender e lidar com seus problemas, oferecendo apoio, orientação e ferramentas para enfrentar os desafios da vida.

Se você se identifica com algum desses sinais, não hesite em agendar a sua primeira sessão. A terapia pode fazer a diferença na sua saúde mental e bem-estar.

Sim. A terapia é um processo que ajuda as pessoas a resolverem seus problemas emocionais, comportamentais e psicológicos, com o apoio de um profissional qualificado e ético.

A terapia pode trazer vários benefícios para a saúde mental e o bem-estar das pessoas, como promover o autoconhecimento, a inteligência emocional, os relacionamentos interpessoais, a superação de traumas, o autocontrole, o reconhecimento das habilidades e a expressão livre dos sentimentos.

A psicoterapia é um investimento na qualidade de vida e na felicidade de cada um.

Um psicólogo é um profissional que estuda e ajuda as pessoas a lidarem com seus problemas emocionais e comportamentais.

Ele não resolve os problemas por você, mas te ajuda a encontrar as suas próprias soluções.

Ele te escuta, te orienta, te apoia e te ensina técnicas para melhorar sua saúde mental e emocional.

Você pode agendar uma sessão online ou presencialmente, em Santo Amaro, SP Capital, com a psicóloga Cecília Freytas.

A duração de uma psicoterapia varia de acordo com cada caso e depende de fatores como:

  • O que o cliente quer resolver na terapia
  • O método de trabalho do terapeuta
  • O problema que motivou a consulta
  • A situação emocional do cliente
  • A disponibilidade de tempo do cliente

Não há um tempo fixo e determinado para uma terapia, mas sim um processo que se adapta às necessidades e aos objetivos de cada cliente. Uma terapia pode durar desde alguns meses até alguns anos, dependendo da combinação desses fatores.

O importante é que o cliente se sinta confortável e confiante com o processo terapêutico e que perceba os benefícios que a terapia pode trazer para sua saúde mental e sua qualidade de vida.

Segundo o Código de Ética do Psicólogo, não é permitido ao profissional fazer qualquer estimativa da duração do tratamento, e ainda, garantir ou prometer resultados.

Uma consulta dura em média 50 minutos, a depender do tipo de psicoterapia. Porém, há sessões que duram 2 horas ou mais. Consulte a duração da consulta no momento do seu agendamento.

Nossas consultas são particulares. Não atendemos convênio, no entanto, emitimos recibo para que você possa solicitar um reembolso. Confira as regras de reembolso junto ao atendimento do seu convênio.

Aceitamos pix à vista, boleto à vista e cartão de crédito em até 4x.

Basicamente você precisará do seu smartphone ou um computador com câmera, microfone e fones de ouvido (headset) conectado à internet. Após agendar e confirmar, você receberá um link de acesso à sala virtual (aplicativo) para a sua sessão com a psicóloga. Recomendamos escolher um local reservado e seguro.

A clínica localiza-se no bairro Santo Amaro, em São Paulo, capital. Se você está em outra cidade, pode escolher a terapia na modalidade online (por videochamada). Buscando psicóloga SP? Conte com a Cecília Freytas!

Converse por WhatsApp

Quer agendar uma Consulta Online ou Presencial?

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais