Psicoterapia Familiar

Família em Sessão de terapia familiar

Psicoterapia Familiar é um processo baseado no diálogo, o qual se desenvolve no tempo. Normalmente trata-se de uma família que passa por um grande sofrimento, eis o trabalho da terapeuta, procurar além de alternativas diversas colocar em foco a competência da família avivando a participação de cada ente dentro dela e a resolução do problema. Podendo atender as modalidades individual, casal e família. Possibilitando clareza das relações interfamiliares e o autoconhecimento, o entendimento do comportamento de cada pessoa do contexto além de estimular a responsabilidade pessoal.

Esse tema denota como estamos inseridos em uma cultura sistêmica, quando um membro da família entra em crise, consequentemente todos são afetados.

Às vezes, temos consciência do sistema, mas para a maioria da população, a sutileza da situação encobre os sintomas familiares.

Dentro da psicoterapia, não raro, recorremos a um estudo familiar das constelações, para detectarmos o conflito e descobrimos que dentro dessa constelação há sempre um bode expiatório, uma válvula de escape, para os dramas familiares, e é esse que acaba sofrendo, que procura a psicoterapia e que posteriormente através da sua transformação carrega todos os familiares para uma mudança no modo de olhar a vida.

Psicóloga Dra. Cecília Freytas sorrindo
Precisando de Psicoterapia Familiar? Agende agora a sua consulta presencial (São Paulo) ou online (à distância). Terei prazer em atender você!

Psicoterapia Familiar: como funciona

Como facilitador desse processo, temos as terapias familiares, que visa através de um enfoque claro e determinado pela família, a resolução de conflitos familiares através da facilitação do psicólogo.

Aqui, temos o papel do psicólogo, como orientador, conselheiro, facilitador do diálogo familiar, trazendo a luz todos os conflitos eminentes às pessoas envolvidas, visando a cada membro a escolha de sua liberdade enquanto devir no seio familiar de modo a interagir com o outro de uma maneira mais lúcida e equilibrada, pois as neuroses são iluminadas dentro da psicoterapia familiar.

Brigas conjugais insolúveis pelo casal, entre irmãos, pais e filhos, enfim, todos os conflitos tem origem muitas vezes em transferências inconscientes que quando esclarecidas em um processo psicoterápico levam a extinção dos sintomas determinando uma melhor qualidade de vida a cada família assistida.

“A terapia familiar é um paradigma novo, que nos obriga a romper com hábitos de pensamento e modelos tradicionais.”

A Terapia familiar, muitas vezes associada à sua variante de terapia de casal, e conhecida como terapia familiar sistêmica — devido à sua origem no seio do Modelo Sistémico —, é um tipo de psicoterapia que se aplica a casais ou famílias, onde os membros possuem algum nível de relacionamento. A terapia familiar sistémica tende a compreender os problemas em termos de sistemas de interação entre os membros de uma família. Desse modo, os relacionamentos familiares são considerados como um fator determinante para a saúde mental e os problemas familiares são vistos mais como um resultado das interações sistêmicas, do que como uma uma característica particular de um indivíduo.

Os terapeutas familiares costumam orientar o seu foco de intervenção mais para o modo como os padrões de interação sustentam um problema, do que propriamente para a identificação das suas causalidades. Considera-se que a família como um todo é maior do que a soma das partes.

Ajude compartilhando...

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

Fale com a Psicóloga

Escolha a sua Sessão...

Sessão Presencial (São Paulo-SP)

R$ 250 *
por 01 sessão de psicoterapia de 50 minutos

* Sessão PRESENCIAL ocorrerá na clínica localizada em Santo Amaro, São Paulo-SP.
* Emitimos recibo para reembolso junto ao convênio.
* Você pode pagar via cartão de crédito, boleto ou transferência (TED/PIX).
* Recomendamos pelo menos 01 sessão por semana para maior eficiência da sua psicoterapia.

Olá! Precisando de ajuda emocional?