Search
Close this search box.

Psicoterapia Familiar e psicólogo (SP e Online)

A psicóloga Cecília Freytas possui especialização em Psicoterapia Familiar. Ela acolherá você via consulta presencial na clínica em Santo Amaro (SP, capital) ou por consulta online (videochamada).
+71 notas máximas no Google
5/5
Psicóloga SP e Online Cecília Freytas
Psicóloga SP e Online Cecília Freytas
Neste artigo, você aprenderá mais sobre Psicoterapia Familiar: o que é e como funciona.
Família em Sessão de terapia familiar

A psicoterapia familiar oferece suporte às famílias para lidar com problemas e aprimorar sua comunicação e compreensão mútua.

Concentrando-se nas relações e na comunicação entre os membros da família, essa abordagem busca resolver conflitos e fortalecer os laços familiares. Reconhece-se que os problemas individuais muitas vezes estão relacionados às complexas dinâmicas familiares.

Essa forma de terapia se baseia em uma perspectiva sistêmica, que vê a família como um sistema interconectado.

Os terapeutas não apenas analisam os desafios enfrentados por um indivíduo, mas também consideram como esses desafios afetam e são afetados pelos outros membros da família.

Na terapia familiar, os terapeutas exploram os padrões de comportamento, comunicação e interação dentro da família.

Esse processo inclui a identificação de papéis, expectativas, conflitos e estratégias de enfrentamento do estresse, proporcionando um entendimento mais profundo das relações familiares.

Os terapeutas familiares geralmente se concentram em como os padrões de interação contribuem para um problema, em vez de apenas identificar suas causas, reconhecendo que a família como um todo é mais do que a soma de suas partes.

Cecília Freytas Psicóloga SP e Online
Precisando de Psicoterapia Familiar?
Agende agora um atendimento presencial (São Paulo-SP) ou online (videochamada). Aguardo você!

O que os clientes dizem sobre a psicóloga Cecília Freytas

+ 71 Notas 5 Estrelas Google
5/5
RenatoCliente
Read More
Psicóloga sensacional! Ainda faço terapia com ela e, contribui e continua contribuindo muito na minha vida no sentido de melhoras e mudanças. Local muito bom de fácil acesso, consultório de ambiente muito agradável e acolhedor.
IramaiaCliente
Read More
Excelente profissional, foram quase quatro anos de aprendizado, hoje sou uma outra pessoa, me ajudou muito em um momento muito difícil da minha vida, obrigada por tudo.
RicardoCliente
Read More
Após anos procurando uma profissional séria e experiente, encontrei a Cecília. Faz toda a diferença do mundo fazer terapia com uma pessoa extremamente inteligente e perspicaz....você sente que ela ENTENDE o seu problema de fato, e não apenas desfila chavões que eu cansei de ouvir da boca de profissionais menos preparados. Ela me fez acreditar que psicologia funciona! Recomendo mil vezes.
ArnoudCliente
Read More
Dra. Cecilia é focada na solução do problema. Estuda caso a caso, apresentando soluções/práticas /exercícios. Uma ótima terapeuta. Obrigado
RobertoCliente
Read More
Posso afirmar sem medo de errar tratar-se de uma excelente profissional, que exerce seu ofício com a maior presteza e profissionalismo, sendo que passei por algumas consultas em um momento muito difícil da minha vida. Só tenho a agradecer por tanto que me ajudou .🙋🏻‍♂️🙏❤️
EduardoCliente
Read More
Uma excelente profissional, estou muito feliz em estar sendo acompanhado pela Dra. Cecília, muito capacitada e atenciosa, super indico tá de parabéns!

Agende a sua primeira consulta de Psicoterapia Familiar

Psicoterapia Familiar é um processo baseado no diálogo, o qual se desenvolve no tempo. Normalmente trata-se de uma família que passa por um grande sofrimento, eis o trabalho da terapeuta, procurar além de alternativas diversas colocar em foco a competência da família, avivando a participação de cada ente dentro dela e a resolução do problema.

Podendo atender as modalidades individual, casal e família. Possibilitando clareza das relações interfamiliares e o autoconhecimento, o entendimento do comportamento de cada pessoa do contexto, além de estimular a responsabilidade pessoal.

Esse tema denota como estamos inseridos em uma cultura sistêmica, quando um membro da família entra em crise, consequentemente todos são afetados.

Às vezes, temos consciência do sistema, mas para a maioria da população, a sutileza da situação encobre os sintomas familiares.

Dentro da psicoterapia, não raro, recorremos a um estudo familiar, para detectarmos o conflito e descobrimos que há sempre aquele que leva a culpa no lugar de outro, uma válvula de escape, para os dramas familiares, e é esse que acaba sofrendo, que procura a psicoterapia e que posteriormente através da sua transformação carrega todos os familiares para uma mudança no modo de olhar a vida.

Como funciona a psicoterapia familiar

Como facilitador desse processo, temos as terapias familiares, que visa, mediante um enfoque claro e determinado pela família, a resolução de conflitos familiares através da facilitação do psicólogo.

Aqui, temos o papel do psicólogo, como orientador, conselheiro, facilitador do diálogo familiar, trazendo a luz todos os conflitos eminentes às pessoas envolvidas, visando a cada membro a escolha de sua liberdade enquanto devir no seio familiar de modo a interagir com o outro de uma maneira mais lúcida e equilibrada, pois as neuroses são iluminadas dentro da psicoterapia familiar.

Brigas conjugais insolúveis pelo casal, entre irmãos, pais e filhos, enfim, todos os conflitos têm origem muitas vezes em transferências inconscientes que quando esclarecidas em um processo psicoterápico levam a extinção dos sintomas, determinando uma melhor qualidade de vida a cada família assistida.

“A terapia familiar é um paradigma novo, que nos obriga a romper com hábitos de pensamento e modelos tradicionais.”

A Terapia familiar, muitas vezes associada à sua variante de terapia de casal, e conhecida como terapia familiar sistêmica — devido à sua origem no seio do Modelo Sistêmico —, é um tipo de psicoterapia que se aplica a casais ou famílias, onde os membros possuem algum nível de relacionamento.

A terapia familiar sistêmica tende a compreender os problemas em termos de sistemas de interação entre os membros de uma família.

Desse modo, os relacionamentos familiares são considerados como um fator determinante para a saúde mental e os problemas familiares são vistos mais como um resultado das interações sistêmicas, do que como uma característica particular de um indivíduo.

Os terapeutas familiares costumam orientar o seu foco de intervenção mais para o modo como os padrões de interação sustentam um problema, do que propriamente para a identificação das suas causalidades. Considera-se que a família como um todo é maior do que a soma das partes.

Dúvidas Frequentes

A resposta é que não há uma regra única, mas sim alguns sinais que podem indicar que você precisa de ajuda profissional.

Alguns desses sinais são: baixa autoestima, dificuldade nos relacionamentos, perda ou trauma, desinteresse por coisas que gostava de fazer, sensação de perda de controle da própria vida, sentimentos intensos como tristeza, raiva ou ansiedade.

Um psicólogo pode te ajudar a entender e lidar com seus problemas, oferecendo apoio, orientação e ferramentas para enfrentar os desafios da vida.

Se você se identifica com algum desses sinais, não hesite em agendar a sua primeira sessão. A terapia pode fazer a diferença na sua saúde mental e bem-estar.

Sim. A terapia é um processo que ajuda as pessoas a resolverem seus problemas emocionais, comportamentais e psicológicos, com o apoio de um profissional qualificado e ético.

A terapia pode trazer vários benefícios para a saúde mental e o bem-estar das pessoas, como promover o autoconhecimento, a inteligência emocional, os relacionamentos interpessoais, a superação de traumas, o autocontrole, o reconhecimento das habilidades e a expressão livre dos sentimentos.

A psicoterapia é um investimento na qualidade de vida e na felicidade de cada um.

Um psicólogo é um profissional que estuda e ajuda as pessoas a lidarem com seus problemas emocionais e comportamentais.

Ele não resolve os problemas por você, mas te ajuda a encontrar as suas próprias soluções.

Ele te escuta, te orienta, te apoia e te ensina técnicas para melhorar sua saúde mental e emocional.

Você pode agendar uma sessão online ou presencialmente, em Santo Amaro, SP Capital, com a psicóloga Cecília Freytas.

A duração de uma psicoterapia varia de acordo com cada caso e depende de fatores como:

  • O que o cliente quer resolver na terapia
  • O método de trabalho do terapeuta
  • O problema que motivou a consulta
  • A situação emocional do cliente
  • A disponibilidade de tempo do cliente

Não há um tempo fixo e determinado para uma terapia, mas sim um processo que se adapta às necessidades e aos objetivos de cada cliente. Uma terapia pode durar desde alguns meses até alguns anos, dependendo da combinação desses fatores.

O importante é que o cliente se sinta confortável e confiante com o processo terapêutico e que perceba os benefícios que a terapia pode trazer para sua saúde mental e sua qualidade de vida.

Segundo o Código de Ética do Psicólogo, não é permitido ao profissional fazer qualquer estimativa da duração do tratamento, e ainda, garantir ou prometer resultados.

Uma consulta dura em média 50 minutos, a depender do tipo de psicoterapia. Porém, há sessões que duram 2 horas ou mais. Consulte a duração da consulta no momento do seu agendamento.

Nossas consultas são particulares. Não atendemos convênio, no entanto, emitimos recibo para que você possa solicitar um reembolso. Confira as regras de reembolso junto ao atendimento do seu convênio.

Aceitamos pix à vista e cartão de crédito em até 4x.

Basicamente você precisará do seu smartphone ou um computador com câmera, microfone e fones de ouvido (headset) conectado à internet. Após agendar e confirmar, você receberá um link de acesso à sala virtual (aplicativo) para a sua sessão com a psicóloga. Recomendamos escolher um local reservado e seguro.

A clínica localiza-se no bairro Santo Amaro, em São Paulo, capital. Se você está em outra cidade, pode escolher a terapia na modalidade online (por videochamada). Buscando psicóloga SP? Conte com a Cecília Freytas!

Converse por WhatsApp

Quer agendar uma Consulta Online ou Presencial?

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais