Psicologia Organizacional

Equipe comemorando o sucesso nos negócios fruto da psicologia organizacional

Você sabe como funciona a Psicologia Organizacional?

A necessidade de contratar colaboradores que tenham o perfil da empresa torna-se cada dia maior. Isso porque essas pessoas costumam se adaptar melhor, agregar valores e talentos e abraçar a causa, que é fazer a empresa prosperar.

O problema começa em “onde encontrar essas pessoas?”. Afinal, como escolher gente que tenha os talentos certos para o cargo, se você só conta com alguns minutos para “conhecer” os candidatos?

Uma das vertentes da Psicologia Organizacional atua exatamente no departamento de recrutamento e seleção de pessoas. Um psicólogo poderá avaliar o comportamento e alguns traços da personalidade dos candidatos, e indicar para a vaga os que mais se adequarem.

Este profissional também pode atuar como um mediador analisando salários, prestando consultoria para os diversos setores da empresa, estruturando o padrão de treinamento e solucionando conflitos entre gestores e colaboradores.

A gestão de pessoas não é uma ciência exata: nem sempre é possível prever as diferentes ações e reações diante dos problemas de gestão que podem vir a surgir com o passar do tempo.

Psicóloga Dra. Cecília Freytas sorrindo
Precisando de Psicologia Organizacional? Agende agora a sua consulta presencial (São Paulo) ou online (à distância). Terei prazer em atender você!

Psicologia Organizacional: como funciona

Os profissionais que optam por exercer a Psicologia Organizacional têm por objetivo o enfoque no aspecto humano para promover a contratação das pessoas certas e a retenção de talentos.

Deve estar sempre aberto a conversar com gestores e colaboradores a fim de encontrar o equilíbrio entre estes encargos e promover a saúde organizacional.

Sua atuação é de suma importância para a harmonia da equipe que, consequentemente, promove o aumento na produtividade e no estreitamento de relações com clientes e parceiros, que farão toda a diferença no sucesso da organização.

A Psicologia Organizacional atua diretamente na gestão de pessoas para identificar possíveis falhas e problemas na equipe e traçar metas para atenuá-los.

Identificar quem são os colaboradores e quais os principais talentos de cada um deles pode ajudar na hora de traçar uma possível reestruturação da equipe para que cada talento seja aproveitado e desenvolvido ao máximo.

Por meio da implementação de treinamentos e desenvolvimento também é possível aprimorar o trabalho e o relacionamento em equipe.

A ciência parte do princípio de que diversos problemas que a organização encontra no mercado podem ter sido gerados dentro da própria, não por incompetência dos colaboradores, mas por problemas de estrutura e distribuição de tarefas na equipe.

Contar com um profissional para identificar e auxiliar na correção dessas falhas pode ser peça fundamental para estar um passo à frente da concorrência.

Se você deixa de contratar ou dispensa um grande talento, que tem exatamente o que a sua organização precisa, seu concorrente poderá contratá-lo e, assim, estará dois passos à sua frente.

A atuação do psicólogo em uma organização é benéfico, tanto para os funcionários que serão mais motivados a desenvolver-se, quanto para a companhia que contará com profissionais mais determinados e produtivos. Não há motivos para dispensar um profissional como este.

Psicologia no Trabalho e seus Benefícios

psicologia no trabalho e benefícios (organizacional) é um tema que está intimamente relacionado com a gestão de pessoas em um determinado ambiente de trabalho.

Diante disso, é importante que qualquer empresa mantenha um profissional especializado em psicologia organizacional, visto que o ambiente de qualquer corporação é constituído por um time de pessoas que possuem as suas características próprias e as suas individualidades.

Sendo assim, o trabalho de gestão de pessoas efetuado por um profissional da área da psicologia organizacional é de notória relevância. Além disso, a psicologia organizacional pode funcionar também como um eficiente método para garantir a retenção de talentos em uma determinada empresa.

De uma forma geral, é possível afirmar que esse é o ramo da psicologia que tem por objetivo estudar os fenômenos psicológicos que fazem parte do ambiente e do dia a dia das organizações.

Além disso, a psicologia organizacional tem o intuito de solucionar os conflitos inerentes em qualquer organização, sendo assim possível assegurar a qualidade do ambiente de trabalho, proporcionando assim uma série de condições tranquilas para o desenvolvimento do potencial de cada colaborador, bem como o consequente bom funcionamento da empresa.

Como funciona a Psicologia do Trabalho

Os principais temas referentes a atuação da Psicologia do Trabalho compreendem alguns conceitos, tais como o recrutamento e a seleção de profissionais, a análise bem estruturada de cargos e salários, a aplicação correta de testes que possuem caráter comportamental (os famosos Coaching Assessment), a elaboração de um mapeamento dos colaboradores, administração do ambiente organizacional, métodos para efetuar a resolução de problemas e divergências existentes entre profissionais, um eficiente planejamento de carreira, bem como treinamento e desenvolvimento.

A Psicologia do Trabalho no ambiente organizacional

Justamente por se ocupar de um amplo estudo referente aos modos de gestão, o desenvolvimento e o bom relacionamento entre os funcionários dentro de um determinado ambiente empresarial, é possível aferir que a Psicologia do Trabalho atua de forma direta no andamento e desenvolvimento satisfatório de uma corporação. A relevância de psicólogos qualificados para atuar de uma maneira que estejam aptos a compreender as individualidades de uma determinada equipe tem papel essencial para sanar eventuais conflitos de ideias, auxiliar na motivação e na boa atuação das equipes, solucionar problemas organizacionais, assegurar que as necessidades dos colaboradores possam ser devidamente atendidas, beneficiar a comunicação existente entre funcionários e os altos cargos, efetuar uma avaliação correta da conduta dos mesmos e promover uma seleção eficiente de novas pessoas para se juntarem ao grupo, tornando assim que sejam mais qualificadas para as vagas disponíveis e que possuam o perfil procurado pela empresa.

profissional especializado em psicologia do trabalho (organizacional) pode atuar em empresas dos mais variados nichos de mercado, bem como em instituições como ONGs, entre outros ambientes de trabalho.

Além disso, o psicólogo organizacional e do trabalho é de suma importância para efetuar a avaliação de novos profissionais a serem recrutados para a empresa. Graças aos conhecimentos desse profissional, é possível efetuar uma avaliação a respeito do perfil do candidato, das suas capacidades e também de como ele pode melhorar a empresa.

Vantagens da Psicologia do Trabalho no ambiente corporativo:

Recrutamento: ajuda a identificar o candidato e o gerente de área escolhe quem fará parte de seu time de trabalho;

Treinamento: realizar treinamentos, auxiliando na mudança de hábitos e transmissão de valores e conhecimentos;

Auditorias: forma de identificar se as pessoas envolvidas no processo estão alinhadas com relação ao objetivo final. Oportunidade de perceber as dificuldades enfrentadas pelos colaboradores no ambiente de trabalho.

Diante disso, a atuação da psicologia do trabalho (organizacional) é essencial para o bom funcionamento e também o desenvolvimento de qualquer equipe de trabalho.

Ajude compartilhando...

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

Fale com a Psicóloga

Escolha a sua Sessão...

Sessão Presencial (São Paulo-SP)

R$ 250 *
por 01 sessão de psicoterapia de 50 minutos

Olá! Precisando de ajuda emocional?