Search
Close this search box.

Síndrome de Burnout: tratamento e psicólogo (SP e Online)

A psicóloga Cecília Freytas possui especialização em tratamento para Síndrome de Burnout. Ela acolherá você via consulta presencial na clínica em Santo Amaro (SP, capital) ou por consulta online (videochamada).
+71 notas máximas no Google
5/5
Psicóloga SP e Online Cecília Freytas
Psicóloga SP e Online Cecília Freytas

Síndrome de Burnout

Neste artigo, você aprenderá mais sobre o tema Síndrome de Burnout: o que é, causas, sintomas e tratamentos.
Mulher com síndrome de Burnout (esgotamento)

A síndrome de burnout é considerada um estado mental, físico e emocional de extrema exaustão, efeito do acúmulo de circunstâncias de trabalho que são estressantes ou exigentes emocionalmente, que necessita de muita responsabilidade, principalmente nas áreas da saúde e da educação.

O tratamento precisa usar uma estratégia multidisciplinar: médico, psicoterapêutico e farmacológico.

Assim como todas as outras doenças que causam um adoecimento psicológico, um dos efeitos é a somatização dos acontecimentos.

Cecília Freytas Psicóloga SP e Online
Precisando de tratamento para Síndrome de Burnout?

Agende agora um atendimento presencial (São Paulo-SP) ou online (videochamada) para todo o Brasil e outros países.

O que é a Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout, conhecida também como a Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio psíquico caracterizado por um estado de esgotamento físico, emocional e psicológico, devido ao acúmulo de estresse e tensão no ambiente de trabalho.

Este termo é usado para explicar o sofrimento vivido pelo homem no ambiente de trabalho, tendo associado a ele a falta de motivação e o nível alto de insatisfação resultantes desta exaustão.

A Síndrome de Burnout é o resultado de um processo longo de contato com situações estressantes sem haver sucesso no enfrentamento.

As reações de estresse agudo são desenvolvidas em resposta a certos eventos críticos, no entanto, a síndrome é uma resposta a fontes contínuas de estresse ocupacional que vêm se acumulando.

O esgotamento profissional é um tipo de depressão causada pela fadiga. Isso ocorre como se o corpo e a mente estivessem esgotados e encerrassem a própria capacidade.

Há uma falta absoluta de energia e um cansaço intenso. As mulheres são as mais afetadas porque, como diz a orientação das aeromoças, não colocam a máscara de oxigênio primeiro em si e depois nos outros.

Um dos motivos é a expectativa que existe nas mulheres que façam as suas funções e também outros serviços, como, por exemplo, trabalhar em um escritório e servir café, anotar recados, atender telefonemas, organizar festas, e receberem recompensas por tudo isso.

Ao negar são vistas com outros olhos, o que pode acabar prejudicando a sua carreira. A mulher acaba sofrendo com a sobrecarga da jornada dupla, como cuidar da casa e da família e trabalhar fora (ter um emprego).

Quais as causas da Síndrome de Burnout?

Burnout é uma palavra de origem inglesa, que significa algo que parou de funcionar devido à exaustão de energia.

A palavra faz a descrição de uma síndrome com particularidades relacionadas aos fatores de esgotamento e exaustão, representantes da resposta aos estressores laborais crônicos.

Levando em consideração que o indivíduo é uma dualidade que funciona em uma unidade, são produzidas pelo corpo alterações na mente que agem sobre o corpo.

Na atualidade, a vida é cheia de agitação, estresse e preocupação, sendo uma fonte contínua de distúrbios e doenças psicossomáticas. Para que o equilíbrio entre o bem-estar e a saúde sejam atingidos, são usados recursos protetores pelos indivíduos.

A utilização contínua de modos de defesas que não são desejados e a persistência da falta de equilíbrio entre o bem-estar e a saúde podem resultar em distúrbios psicossociais.

O sujeito sofre um impacto no aparelho psíquico exercido pelo trabalho, em algumas situações, acabam emergindo no sofrimento que têm relação com a sua história individual, que possui projetos, desejos e esperanças ignorados pela organização do trabalho.

Assim, vão surgindo enfermidades novas devido às modificações ocorridas no ambiente de trabalho.

Consequentemente, o aparelho psíquico do indivíduo fornece uma resposta emocional às circunstâncias de estresse crônico que é a síndrome de burnout, devido às relações intensas de trabalho com outros indivíduos ou de profissionais que demonstram muitas expectativas relacionadas ao próprio desenvolvimento profissional e empenho na profissão e não atingem o retorno aguardado.

Conforme o Ministério da Saúde (2018), a síndrome de burnout é considerada um estado mental, físico e emocional de extrema exaustão, efeito do acúmulo de circunstâncias de trabalho que são estressantes ou exigentes emocionalmente, que necessita de muita responsabilidade, principalmente nas áreas da saúde e da educação.

As principais causas dessa síndrome é caracterizada por:

  • Exaustão Emocional;
  • Despersonalização;
  • Insônia;
  • Dificuldades em Concentração;
  • Negatividade constante

Qual tratamento da Síndrome de Burnout?

O tratamento precisa usar uma estratégia multidisciplinar: médico, psicoterapêutico e farmacológico.

Assim como todas as outras doenças que causam um adoecimento psicológico, um dos efeitos é a somatização dos acontecimentos.

É necessário que o diagnóstico não seja confundido com depressão e seja realizado com precisão, visto que, inicialmente, os sintomas são bem similares.

O autor reafirma o tratamento medicamentoso já citado anteriormente, com ansiolíticos e antidepressivos. Além de reafirmar que o acompanhamento médico é indispensável e a alteração do estilo de vida deve ser considerada.

É extremamente importante a prática de relaxamento e exercícios físicos.

As alterações nas circunstâncias de trabalho e, especialmente, as modificações no estilo de vida e nos hábitos são fundamentais para o progresso do tratamento.

Deve haver uma rotina de exercícios de relaxamento e de atividade física regular, para que o estresse seja aliviado e ocorra o controle dos sintomas da doença.

Após obter o diagnóstico da síndrome, a recomendação é de que o indivíduo tire férias e realize atividades com pessoas do seu convívio, como familiares, amigos, dentre outros.

Afirmam que é comprovado, por meio de estudos, que os indivíduos com grau educacional mais alto têm propensão maior de ter a síndrome de burnout.

Um dos modos para evitar a síndrome de burnout é que os profissionais sejam capazes de reconhecerem seus limites e ter respeito por eles.

É preciso que o profissional esteja contínua e constantemente em realização com relação às suas necessidades, fazendo um descarte daquilo que não é necessário e não lhe faz bem.

O profissional deve se perguntar o que faz e gosta de fazer, o que faz e não gosta de fazer e o que não faz e gostaria de fazer.

O que os clientes dizem sobre a psicóloga Cecília Freytas

+ 71 Notas 5 Estrelas Google
5/5
RenatoCliente
Read More
Psicóloga sensacional! Ainda faço terapia com ela e, contribui e continua contribuindo muito na minha vida no sentido de melhoras e mudanças. Local muito bom de fácil acesso, consultório de ambiente muito agradável e acolhedor.
IramaiaCliente
Read More
Excelente profissional, foram quase quatro anos de aprendizado, hoje sou uma outra pessoa, me ajudou muito em um momento muito difícil da minha vida, obrigada por tudo.
RicardoCliente
Read More
Após anos procurando uma profissional séria e experiente, encontrei a Cecília. Faz toda a diferença do mundo fazer terapia com uma pessoa extremamente inteligente e perspicaz....você sente que ela ENTENDE o seu problema de fato, e não apenas desfila chavões que eu cansei de ouvir da boca de profissionais menos preparados. Ela me fez acreditar que psicologia funciona! Recomendo mil vezes.
ArnoudCliente
Read More
Dra. Cecilia é focada na solução do problema. Estuda caso a caso, apresentando soluções/práticas /exercícios. Uma ótima terapeuta. Obrigado
RobertoCliente
Read More
Posso afirmar sem medo de errar tratar-se de uma excelente profissional, que exerce seu ofício com a maior presteza e profissionalismo, sendo que passei por algumas consultas em um momento muito difícil da minha vida. Só tenho a agradecer por tanto que me ajudou .🙋🏻‍♂️🙏❤️
EduardoCliente
Read More
Uma excelente profissional, estou muito feliz em estar sendo acompanhado pela Dra. Cecília, muito capacitada e atenciosa, super indico tá de parabéns!

Palavras finais sobre o Burnout

A dinâmica de trabalho gera uma tensão ocupacional e a sobrecarga de movimento, havendo a necessidade do monitoramento da saúde física e mental dos trabalhadores com frequência, para serem desenvolvidas técnicas que sejam capazes de reorganizar o processo de trabalho, reduzindo as fontes de estresse.

É possível evitar a Síndrome de Burnout, a partir do momento que a cultura da empresa favoreça a realização de atividades para a prevenção do estresse crônica, com a atuação de equipe multidisciplinares, com a intenção de resgatar as particularidades afetivas existentes no dia a dia de quem cuida.

Identificou características da síndrome de Burnout? Busque ajuda psicológica ainda hoje através da Psicoterapia Breve.

Agende a sua primeira consulta para tratar Síndrome de Burnout

Dúvidas Frequentes

A resposta é que não há uma regra única, mas sim alguns sinais que podem indicar que você precisa de ajuda profissional.

Alguns desses sinais são: baixa autoestima, dificuldade nos relacionamentos, perda ou trauma, desinteresse por coisas que gostava de fazer, sensação de perda de controle da própria vida, sentimentos intensos como tristeza, raiva ou ansiedade.

Um psicólogo pode te ajudar a entender e lidar com seus problemas, oferecendo apoio, orientação e ferramentas para enfrentar os desafios da vida.

Se você se identifica com algum desses sinais, não hesite em agendar a sua primeira sessão. A terapia pode fazer a diferença na sua saúde mental e bem-estar.

Sim. A terapia é um processo que ajuda as pessoas a resolverem seus problemas emocionais, comportamentais e psicológicos, com o apoio de um profissional qualificado e ético.

A terapia pode trazer vários benefícios para a saúde mental e o bem-estar das pessoas, como promover o autoconhecimento, a inteligência emocional, os relacionamentos interpessoais, a superação de traumas, o autocontrole, o reconhecimento das habilidades e a expressão livre dos sentimentos.

A psicoterapia é um investimento na qualidade de vida e na felicidade de cada um.

Um psicólogo é um profissional que estuda e ajuda as pessoas a lidarem com seus problemas emocionais e comportamentais.

Ele não resolve os problemas por você, mas te ajuda a encontrar as suas próprias soluções.

Ele te escuta, te orienta, te apoia e te ensina técnicas para melhorar sua saúde mental e emocional.

Você pode agendar uma sessão online ou presencialmente, em Santo Amaro, SP Capital, com a psicóloga Cecília Freytas.

A duração de uma psicoterapia varia de acordo com cada caso e depende de fatores como:

  • O que o cliente quer resolver na terapia
  • O método de trabalho do terapeuta
  • O problema que motivou a consulta
  • A situação emocional do cliente
  • A disponibilidade de tempo do cliente

Não há um tempo fixo e determinado para uma terapia, mas sim um processo que se adapta às necessidades e aos objetivos de cada cliente. Uma terapia pode durar desde alguns meses até alguns anos, dependendo da combinação desses fatores.

O importante é que o cliente se sinta confortável e confiante com o processo terapêutico e que perceba os benefícios que a terapia pode trazer para sua saúde mental e sua qualidade de vida.

Segundo o Código de Ética do Psicólogo, não é permitido ao profissional fazer qualquer estimativa da duração do tratamento, e ainda, garantir ou prometer resultados.

Uma consulta dura em média 50 minutos, a depender do tipo de psicoterapia. Porém, há sessões que duram 2 horas ou mais. Consulte a duração da consulta no momento do seu agendamento.

Nossas consultas são particulares. Não atendemos convênio, no entanto, emitimos recibo para que você possa solicitar um reembolso. Confira as regras de reembolso junto ao atendimento do seu convênio.

Aceitamos pix à vista, boleto à vista e cartão de crédito em até 4x.

Basicamente você precisará do seu smartphone ou um computador com câmera, microfone e fones de ouvido (headset) conectado à internet. Após agendar e confirmar, você receberá um link de acesso à sala virtual (aplicativo) para a sua sessão com a psicóloga. Recomendamos escolher um local reservado e seguro.

A clínica localiza-se no bairro Santo Amaro, em São Paulo, capital. Se você está em outra cidade, pode escolher a terapia na modalidade online (por videochamada). Buscando psicóloga SP? Conte com a Cecília Freytas!

Converse por WhatsApp

Quer agendar uma Consulta Online ou Presencial?

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais