O que é Perícia Judicial – Laudo Psicológico?
Perícia judicial é um procedimento que envolve examinar, inspecionar ou avaliar uma pessoa, objeto ou evento por um especialista com conhecimento técnico. Esse exame é fundamental para ajudar o juiz a tomar uma decisão informada sobre o caso em questão.
Como Funciona a Perícia Judicial – Laudo Psicológico?
O perito judicial, um especialista com formação universitária e experiência, é nomeado para esclarecer questões técnicas e científicas em um processo judicial. Ele atua como um auxiliar da justiça, trazendo conhecimento especializado para respaldar a decisão do juiz.
Funções do Perito Judicial
O perito judicial, que pode ser qualquer profissional com nível superior e treinamento específico, emite um laudo técnico fundamentado com resultados de exames e avaliações relacionadas ao caso em questão.
Especificidade do Psicólogo Perito
O psicólogo perito é um especialista em avaliação psicológica, capaz de contribuir com conhecimento sobre o desenvolvimento humano e suas patologias. Ele elabora laudos e pareceres técnicos para esclarecer questões relacionadas ao comportamento humano, personalidade e psicopatologias, ajudando assim na tomada de decisão judicial.
O que os clientes dizem sobre a psicóloga Cecília Freytas
Pacotes Perícia Judicial – Laudo Psicológico
Aprofunde-se no tema Perícia Judicial – Laudo Psicológico
Definições
1- A perícia judicial é o meio de prova consistente no exame, vistoria ou avaliação, levada a efeito por pessoa dotada de conhecimento técnico em torno de uma pessoa, coisa ou fato, cuja revelação se faz necessária para formar a convicção do juiz sobre a demanda. (Prof. Eduardo Arruda Alvim)
2- Perícia é a prova destinada a levar ao juiz elementos instrutórios sobre algum fato que dependa de conhecimentos especiais de ordem técnica. (Prof. José Frederico Marques)
A partir dessas definições, podemos compreender que a perícia é a atividade concernente a exame realizado por profissional especialista, legalmente habilitado no seu órgão de classe, destinado a verificar ou esclarecer determinado fato, apurar as causas motivadoras do mesmo ou seu estado e por meio de um laudo apresentar ao juiz para respaldar sua decisão.
As Funções do Perito Judicial
O perito judicial é um cidadão comum, com determinada especialização, chamado para esclarecer questões técnicas e científicas que um processo contém.
Essa nobre função, visa ajudar o juiz a respaldar, fundamentar sua decisão na sentença, pois este não tem conhecimento de todos os saberes.
Portanto, podemos concluir, que o perito judicial, através da sua formação universitária e experiência, é um auxiliar da justiça, através do seu conhecimento científico e técnico.
A perícia judicial pode ser exercida por todos os profissionais com nível superior e legalmente habilitado no seu órgão de classe e com um curso específico de perito judicial.
O perito judicial é um auxiliar da justiça ou auxiliar do juízo é o profissional habilitado e nomeado pelo juiz para dar seu parecer sobre questões de sua especialidade. Este profissional é um especialista na matéria e função para atuar junto ao processo, trazendo as provas, necessárias para a solução justa da lide.
Sendo assim, é um profissional nomeado diretamente pelo juiz para atender as dúvidas do magistrado titular do processo.
O Trabalho do perito judicial é emitir um laudo com parecer técnico e fundamentado, relatando, resultados de exames e vistorias, bem como avaliações com ele relacionadas.
O Psicólogo Perito é um especialista em avaliação psicológica que lhe atribui a habilidade de trabalhar como auxiliar da justiça, contribuindo com seu conhecimento sobre o desenvolvimento humano e suas patologias, através do laudo psicológico, fundamentado com seus pressupostos de trabalho que validam a sua competência.
Entre suas habilidades técnicas, estão os laudos psicológicos e pareceres técnicos para responder e respaldar as questões do magistrado, trazendo conhecimento e fundamentação científica e técnica a decisão do juiz.
Na Psicologia Clínica, podemos atuar como auxiliares da justiça, elaborando laudos com avaliação psicológica para esclarecer o funcionamento, a dinâmica do comportamento humano e elucidar a estrutura de personalidade do indivíduo, trazendo tantos seus pontos fortes como frágeis e ainda esclarecer as psicopatologias e suas comorbidades, assim como neuroses e psicoses.