A Orientação Vocacional é um processo psicológico que por pesquisas e análise das potencialidades do paciente pode-se indicar quais os elementos básicos e indispensáveis ao indivíduo para a realização profissional e também pessoal. Trabalhando no individuo a capacidade de percepção de forma madura qual a melhor escolha tendo como base o próprio indivíduo e a realidade exterior e familiar.
O adolescente busca definir sua identidade e o período de escolha vocacional é marcado por confrontos pessoais e sociais, sendo a terapia de orientação vocacional o auxílio que necessita para a compreensão do seu eu, para conhecimento de suas potencialidades e na descoberta e tomada de consciência.
A escolha de uma profissão é uma questão social e individual, pois no nosso mundo globalizado os jovens estão se preparando conforme as demandas sociais que determinam o que o sujeito vai ser quando crescer, se tornar adulto.
Esse momento é crucial na vida de qualquer sujeito, pois remete o ser em busca da sua identidade, do seu projeto de vida, que a princípio parece ser definitivo e qualquer erro pode ocasionar o fracasso definitivo.
Desmistificando esse mito, temos o trabalho de Orientação Vocacional que traz ao jovem adulto outros horizontes que visam medidas profiláticas para a construção de um ser mais seguro e dono da sua história de vida.
Temos então nesse enfoque uma busca ativa e dinâmica, determinando o papel do psicólogo, como aquele que esclarece situações, conscientiza e vincula a problemática do jovem adulto frente às escolhas de seu futuro.
Podemos comparar a Orientação Profissional a uma Psicoterapia Breve, pois ela trabalha com um foco e um tempo determinado.
O grande objetivo da Orientação Profissional é tornar o ser livre para escolher a partir do seu ser o que será nesse mundo de infinitas possibilidades.
Para tanto trabalhamos com módulos que traz uma primeira indagação. Saiba mais…