Tratamento de Distúrbios Psicológicos em Crianças

Criança com distúrbios psicológicos

ludoterapia é um ramo da psicologia voltado para as crianças a fim de basear resultados positivos por meio de brincadeiras em meios naturais, valorizando a autoexpressão da criança.

Tratando distúrbios psicológicos em crianças com a ludoterapia/psicologia infantil, a criança consegue liberar os seus sentimentos por meio das brincadeiras, fator determinante para tratar distúrbios psicológicos nos pequenos.

Tanto em grupo como individualmente, a ludoterapia expressa resultados positivos e evolução no desenvolvimento da criança. Por meio dessa psicologia para crianças e adolescentes, pode-se liberar frustrações, medos, angústias, tensão, agressividade e demais sentimentos ruins que eles possam alimentar.

Inúmeros distúrbios psicológicos são tratados com ludoterapia/psicologia infantil, como pesadelos, agressividade, timidez, distúrbios alimentares, gagueira, insônia, entre outros casos. Quando a criança apresenta uma ou mais dessas características, significa que algo não vai bem e precisa ser tratado.

ludoterapia instiga a imaginação, seja com jogos, conto de fadas, brinquedos em geral, brincadeiras em grupo e o que mais despertar a curiosidade das crianças. Usa-se, ainda, pintura, desenho, argila, histórias para se comunicar com a criança, tudo com o objetivo de identificar o problema que impede o desenvolvimento saudável da criança.

Psicóloga Dra. Cecília Freytas sorrindo
Precisando de Tratamento de Distúrbios Psicológicos em Crianças? Agende agora a sua consulta presencial (São Paulo) ou online (à distância). Terei prazer em atender você!

Tratamento de Distúrbios Psicológicos em Crianças: como funciona

Identificando Distúrbios Psicológicos

É comum que esses distúrbios surjam na infância, fase de inúmeras mudanças físicas e psicológicas. O ambiente escolar e social também influencia nesse desenvolvimento, que pode ser conflitante em algum momento.

Quanto à escola, os distúrbios podem gerar desempenho considerado ruim, se tornando mais um sinal de que algo precisa ser feito pelos pais.

Vale lembrar que em tratando distúrbios psicológicos em crianças, caso de baixo rendimento escolar ou déficit de atenção é preciso realizar antes uma avaliação neuropsicológica para saber como estão as funções cognitivas da criança para depois considerar ações de cunho psicológico.

Conheça algumas doenças que levam ao atendimento de crianças a partir da ludoterapia:

Ansiedade: a relacionada à separação é a mais comum. Trata-se de ansiedade exagerada por separação da pessoa com maior contato afetivo, causando prejuízo social, escolar ou em demais áreas.

Depressão: o transtorno compromete o desenvolvimento da criança e apresenta sintomas como hiperatividade, agressividade, rebeldia e irritabilidade.

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: trata-se de uma síndrome neurológica que apresenta desatenção, impulsividade e hiperatividade. Está ligada ao baixo desempenho escolar.

Fobia: são temores intensos que não conseguem ser abrandados com a presença dos pais ou outras figuras de afeto. Pode temer fantasmas, injeção, pequenos animais, ruídos, entre outros.

Esses são apenas alguns dos distúrbios que podem ser tratados com a ludoterapia. Vale destacar que os pais não devem se sentir envergonhados da necessidade dos seus filhos em fazerem ludoterapia ou qualquer outra terapia relacionada à psicologia.

O que importa, de fato, é o tratamento e recuperação dos pequenos de forma responsável e respeitando o tempo da criança. Além disso, ele poderá se sentir mais seguro em contar os seus temores para alguém que não conheça do que para os pais, o que é natural.

Aqui você encontra os melhores profissionais e psicólogos para crianças na Zona Sul que poderão trabalhar a terapia com o seu filho e auxiliar na cura de distúrbios psicológicos. Temos também o atendimento online para todo o Brasil.

Conheça os Pacotes de Sessões de Tratamento de Distúrbios Psicológicos em Crianças

Ajude compartilhando...

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

Fale com a Psicóloga

ou envie a sua mensagem

Você quer uma Consulta Online ou Presencial?

Agende a sua Sessão ou Pacote Presencial (São Paulo-SP)

A partir de R$ 250 *
por 01 sessão de psicoterapia

Olá! Precisando de ajuda emocional?