Despersonalização
A despersonalização é um transtorno dissociativo caraterizado pela experimentação de sentimentos de distanciamento de si, do próprio corpo e dos aspetos mentais, levando a pessoa a sentir como se observasse a própria vida (despersonalização).
Normalmente a pessoa apresenta este tipo de transtorno quando vivencia momentos de grave estresse. Seu diagnóstico é fundamentado nos sintomas apresentados. A profilaxia envolve psicoterapia e terapia com medicamentos fármacos.
Agende agora um atendimento presencial (São Paulo-SP) ou online (videochamada) para todo o Brasil e outros países.
O que é Despersonalização?
O transtorno de despersonalização se refere a um tipo de distúrbio que afeta a saúde mental do indivíduo por ele acometido, fazendo-o se sentir como se estivesse sempre desconectado do próprio corpo e pensamentos.
Esta síndrome faz com que a pessoa se torne um observador externo, olhando tudo o que acontece com os seus pensamentos, sentimentos e com o seu corpo, sem nenhum tipo de interferência, apenas observação.
Quando a pessoa apresenta um quadro de despersonalização, experimenta, consequentemente, sintomas de desrealização que, por sua vez, consiste em sentir como se os ambientes onde está não são verdadeiros, como artificiais.
O que causa Despersonalização?
O transtorno de despersonalização é um distúrbio do processamento da emoção, em que a pessoa acometida tem a sensação de estar desconectada dos próprios sentidos, fazendo-a viver como um observador externo ao ambiente em que está.
Apresenta como características, auto-observação, dificuldade de expressar sensações afetivas, sentimento de que o seu corpo não a pertence, em eventos raros, também podem ocorrer episódios de distorções na experiência do tempo.
Quando a pessoa é afetada por essa doença, é possível surgir sintomas associados ao medo, ao pânico, à ansiedade, constituindo um grupo de sensações denominados como dissociação.
Normalmente, indivíduos psiquiátricos institucionalizados apresentam esse tipo de transtorno, chegando até a 80% do total.
Quanto às causas, sinalizam serem várias, entre elas, citam o cansaço extremo, depressão, não se reconhecer ao olhar no espelho, estresse muito elevado, ansiedade, se sentir separado do próprio corpo, não ter controle sobre suas ações e falas, sensação de estar anestesiado física e emocionalmente.
Tratamento
O tratamento indicado para o transtorno da despersonalização é a terapia cognitivo-comportamental.
Neste caso, sugere-se a procura por atenção psiquiátrica ou psicológica para a realização de sessões de psicoterapia e administração de medicamentos psiquiátricos, conforme indicação de um profissional.
O que os clientes dizem sobre a psicóloga Cecília Freytas
O transtorno de despersonalização é muito conhecido dentro da psicologia e psiquiatria como uma desordem dissociativa. É caracterizado pela experimentação de sentimentos de uma vida irreal, fantasiosa, rompendo a lógica da personalidade.
Fatores apontados como agravantes são, entre outros, isolamento social, insônia, uso de drogas ilícitas, estresse.
Interessante enfatizar que nem todas as pessoas sabem que esse transtorno pode desencadear também em indivíduos que não têm problemas de ansiedade, nem pânico.
O diagnóstico e tratamento são fundamentais.