Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O transtorno do espectro autista refere-se a uma condição constituinte do autismo, em um tipo brando. Faz parte da família dos transtornos de neurodesenvolvimento responsáveis por romper os processos de comunicação, socialização e aprendizado.
É uma síndrome de transtorno invasiva de desenvolvimento. O diagnóstico é feito por meio de observação dos sinais como o desenvolvimento anormal nos fatores social, comunicação e linguagem, mas não, todos juntos, é preciso identificar pelo menos um.
Dentre as intervenções possíveis, tem-se o acompanhamento psicológico, sessões de fonoaudiologia e uso de medicamentos fármacos.
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O que é Transtorno de Espectro Autista?
Embora as semelhanças apresentadas entre as crianças quanto a interação social pobre, falhas de comunicação, por outro lado. Asperger apresentou em seus estudos, crianças que tinham alta capacidade, considerando que um desconhecia o relato do outro.
Asperger observou nas crianças, a dificuldade na socialização, de relacionamento com os outros e o comportamento desajeitado na prática de atividades físicas, preferindo pelas atividades intelectuais.
Estudo desse pesquisador levou a forma mais branda do autismo, reconhecido como pioneirismo dos estudos sobre autismo.
O que causa o transtorno?
Na fase inicial do autismo, existem crianças que podem apresentar características do autismo clássico, contudo, com capacidade de desenvolver competências “à posteriori” ao nível da fluência do discurso e da socialização.
O autismo proposto por Asperger envolve, de forma mais abrangente, a tríade de incapacidades, criando uma estrutura do autismo a partir de três déficits específicos nas áreas das competências sociais e flexibilidade do pensamento ou da imaginação, linguagem e comunicação nos atuais critérios de classificação e diagnóstico.
Geralmente, indivíduos com esse transtorno apresentam dificuldade para se comunicar, repetem frases e, em algumas vezes, podem também falar de maneira mecânica.
Contudo, tais dificuldades não são visíveis nas suas interações e relações sociais.
O diagnóstico em crianças deve ser realizado por um profissional Psiquiatra infantil ou Neuropediatra. É uma síndrome que compõe ao DSM-IV.
O que os clientes dizem sobre a psicóloga Cecília Freytas
Considerações Finais
As crianças com o transtorno de espectro autista (TEA) apresentam condição intelectual e interesse restrito, levando-as a ter maior conhecimento sobre determinado assunto que sobre outros.
A intervenção precoce é importante para promover a qualidade de vida da criança. E a psicologia é uma importante aliada nisso.