A psicologia nas relações de trabalho e gestão de pessoas

Profissionais no trabalho juntos com uma psicóloga

A psicologia está presente em muitos locais, inclusive em organizações, na área de gestão de recursos humanos, ou gestão de pessoas.

Quase um quarto dos psicólogos trabalha nesta área, demonstrando a importância das relações no trabalho e gestão de pessoas, psicologia atuando nas organizações.

Portanto a psicologia organizacional, baseada nas relações no trabalho e gestão de pessoas, desenvolve e aplica técnicas e princípios científicos no local de trabalho a fim de entender o comportamento de cada indivíduo e visando o bem estar dessas pessoas no ambiente de trabalho.

Tanto é que o termo “recursos humanos” cai em desuso, afinal profissionais são mais do que “recursos” dentro da empresa. Quanto mais parte eles se sentem da organização, melhor será o seu desempenho em prol da causa comum pela qual a empresa luta.

Como funciona a Psicologia Organizacional

psicologia organizacional também dá atenção à saúde do trabalhador para além da gestão de pessoas.

A empresa possui a função social de preparar sua força de trabalho de maneira adequada, propiciando treinamentos e desenvolvimento dos seus colaboradores.

Portanto a psicologia organizacional pode auxiliar nessa área seja no recrutamento e seleção, na análise de cargos e salários, aplicação de testes, mapeamento, avaliação de performance, resolução de conflitos profissionais, gestão de clima organizacional, planejamento de carreira, e até mesmo retenção de talentos.

Vale lembrar que o psicólogo que trabalhará na área de gestão de pessoas precisa ser capacitado para isso para de fato gerar resultados e modificações dentro da corporação.

O profissional conseguirá a partir das suas técnicas de trabalho garantir que a comunicação interna funcione melhor, melhorar o contato entre diretoria e funcionários, garantir que as necessidades dos profissionais sejam de fato atendidas e que pessoas qualificadas permaneçam nas vagas disponíveis.

Nesse âmbito o coaching é uma metodologia possível que concede às pessoas ferramentas de desenvolvimento de potenciais e competências em diversos âmbitos da vida.

Focado em comportamento, ações e atitudes o coaching visa à evolução contínua e melhoria do desempenho individual perante os desafios impostos pela vida, inclusive no ambiente de trabalho. Métodos de psicologia são usados nesses casos além do auxílio de outras áreas.

A área de gestão de pessoas não é nada fácil, pois não se trata de uma fórmula exata que funciona para todas as pessoas. Por isso a importância da psicologia organizacional, em prol de melhorar os processos dentro da empresa sem deixar lacunas.

Podemos definir, de forma básica, que o psicólogo atua em seis grandes áreas dentro da empresa: no recrutamento, ou seja, na procura de candidatos que buscam colocação profissional; na seleção de pessoal, etapa feita após o recrutamento e que elege os candidatos para o perfil da vaga; no treinamento e desenvolvimento que visa repassar aos novos candidatos as qualidades e competências específicas; no departamento pessoal em que o profissional pode contribuir com casos específicos; a avaliação psicológica em que o psicólogo faz procedimentos para traçar o perfil do indivíduo ou grupo de trabalho; por fim em entrevistas de desligamento, quando o funcionário deixará a empresa.

Os psicólogos estão em todas as áreas na organização e são de extrema importância para que tudo flua bem com todos os funcionários satisfeitos com suas ações e funções.

Ajude compartilhando...

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

Fale com a Psicóloga

Escolha a sua Sessão...

Sessão Presencial (São Paulo-SP)

R$ 250 *
por 01 sessão de psicoterapia de 50 minutos

Olá! Precisando de ajuda emocional?