A Psicopedagogia é uma arte que permeia vários campos dos saberes dentro da educação, aliada a Psicologia e a outros conhecimentos multidisciplinares, ela procura sanar os problemas de aprendizagem, identificando barreiras e fragilidades, com o enfoque na profilaxia terapêutica necessária.
Como uma das definições dentro dos conhecimentos humanos, temos que: psicopedagogia é a área do saber, que estuda como as pessoas constroem o seu conhecimento, ou seja, como o ser – humano busca decifrar como ocorre à construção do conhecimento nos indivíduos.
Como meta, a psicopedagogia visa identificar os pontos frágeis do desenvolvimento humano que porventura atrapalhem a construção do seu saber e visa tornar-se uma das ciências preventivas desses distúrbios, assim como, oferecer estratégias e ferramentas que viabilizem cada vez mais a construção do conhecimento por todos os indivíduos que almejem uma vida mais salutar via novas aprendizagens.
A Psicopedagogia busca seu conhecimento enquanto ciência que vem se consagrando em campos multidisciplinares e interdisciplinares, estuda o processo de aprendizagem e a sua interface com outras áreas dos saberes.
Atualmente a Psicopedagogia divide- se em Clínica e Institucional, sendo que a primeira tem seu trabalho realizado em consultórios e clinicas, com enfoque terapêutico, interdisciplinar e multidisciplinar, já a Institucional é desenvolvida em escolas, hospitais e instituições empresarias, onde as regras devem ser obedecidas e subordinadas.
Embora a Psicopedagogia venha sendo estudada e reconhecida enquanto ciência nos problemas de aprendizagem, a grande diferença e talvez obstáculo para se consagrar é o fato de algumas áreas dos saberes como os testes serem delegadas apenas aos psicólogos, o que dificulta o trabalho do Psicopedagogo e sua formação, quem sabe em prol de fazerem uma parceria, pois são áreas muito extensas do conhecimento humano.
Sendo assim, temos que a Psicologia Cínica também possui a autorização e o reconhecimento enquanto ciência já consagrada para atuar nesse processo de profilaxia com mais propriedade, haja ver que na especialização esse dever é atribuído a Psicologia. (Pirandelllo 2011)
A Psicopedagogia se estabelece então como uma área do saber que desenvolve as seguintes práticas:
Diagnóstica, orienta, atende em tratamentos e investiga problemas emergentes nos processos de aprendizagem;
Realiza diagnóstico psicopedagógico com ênfase nas possibilidades e adequações necessárias para uma boa aprendizagem;
Esclarecem e orientam os pais, professores, e equipes interdisciplinares;
Elabora Orientação Vocacional operativa em todos os níveis educativos.