O que é a Psicopatologia

A Psicopatologia trata-se de um processo ao qual o paciente adoece por uma causa desconhecida o fazendo reagir na maioria das vezes de forma imprevista, sendo assim considerada a psicopatologia um estudo do sofrimento da mente, de doenças psíquicas. Estudando o sofrimento mental do paciente pode-se ser compreendidas as questões do problema. Abrange diferentes objetivos métodos e questões. A psicopatologia é a combinação dos seguintes saberes: a antropologia, sociologia, linguística, história, filosofia e a psicologia.

Como a própria palavra sugere a psicopatologia se dedica a tratar das doenças ligadas aos conflitos em relação à sociedade que determina através de valores quantitativos o que é normal e o que se distingue da normalidade.

Portanto temos aqui um julgamento de valor na maneira do sujeito existir no mundo, se causar sofrimento a si e aos outros de forma intensiva caracterizamos como doença, seja ela psíquica, mental, neurológica, comportamental, uma neurose ou ainda uma psicose merece atenção do sujeito em questão.

Assim sendo, interessa a psicologia e a psiquiatria não apenas o que a pessoa faz, mas, sobretudo, porque faz, o que pensa que está fazendo, o que motivou a fazer, e principalmente o que está sentindo com isso tudo.

Psicopatologia

A OMS define como saúde um completo bem estar físico, mental e social, portanto, poderíamos dizer que qualquer mal-estar no sistema psíquico denotaria uma doença, mas na verdade não existe uma definição universal para as doenças mentais, consideramos esta como um estado incomum e mórbido.

As grandes maiorias das doenças mentais se desenvolvem paulatinamente, sobre uma predisposição, seja por questões hereditárias, genéticas, psicossomáticas ou ainda psicossociais. Muitas vezes as doenças psíquicas se desenvolvem a partir de um traço marcante da personalidade.
Saber como as doenças mentais aparecem e evoluem é dúvida constante na maioria dos familiares que possui um ente querido acometido por esse estado mórbido. As dúvidas mais comuns são: Tem cura? Volta ao normal depois da crise? Deve fazer tratamento depois da crise?. saiba mais…

Ajude compartilhando...

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp
Psicóloga Cecília Freytas

Agende agora a sua consulta presencial (São Paulo) ou online (à distância). Se preferir, fale antes comigo para tirar a sua dúvida. Inicie a sua transformação!

Entre em Contato

Endereço da Clínica:

Av. das Nações Unidas, 18801 - Sala 1225
Santo Amaro - São Paulo - SP

Mesmo em outra cidade, você pode ser atendido à distância, via Sessão Online

Telefone/WhatsApp:

(11) 99601-2736

E-mail:

[email protected]

Atendimento Presencial (SP Capital):

Segunda a Sexta, das 08h às 22h
Sábado, das 09h às 22h

© 2007-2021 - Centro de Saúde Psicológica Cecília Freytas Ltda.
CRP: 90459 | CNPJ: 44.430.037/0001-25
Psicóloga em SP e Psicoterapia Online
Wavolua
Site por Wavolua

Fale com a Psicóloga

Você quer uma Consulta Online ou Presencial?

Agende a sua Sessão Presencial (São Paulo-SP)

Converse com a Psicóloga

Olá! Precisando de ajuda emocional?