Nesse artigo sobre psicologia no trabalho e benefícios vou procurar esclarecer alguns tópicos que considero relevante para o bom aproveitamento da aplicação no dia-a-dia.
A psicologia no trabalho e benefícios (organizacional) é um tema que está intimamente relacionado com a gestão de pessoas em um determinado ambiente de trabalho. Diante disso, é importante que qualquer empresa mantenha um profissional especializado em psicologia organizacional, visto que o ambiente de qualquer corporação é constituído por um time de pessoas que possuem as suas características próprias e as suas individualidades.
Sendo assim, o trabalho de gestão de pessoas efetuado por um profissional da área da psicologia organizacional é de notória relevância. Além disso, a psicologia organizacional pode funcionar também como um eficiente método para garantir a retenção de talentos em uma determinada empresa.
De uma forma geral, é possível afirmar que esse é o ramo da psicologia cujo objetivo é estudar os fenômenos psicológicos que fazem parte do ambiente e do dia a dia das organizações. Além disso, a psicologia organizacional tem o intuito de solucionar os conflitos inerentes em qualquer organização, sendo assim possível assegurar a qualidade do ambiente de trabalho, proporcionando assim uma série de condições tranquilas para o desenvolvimento do potencial de cada colaborador, bem como o consequente bom funcionamento da empresa.
Os principais temas referentes a atuação da Psicologia do Trabalho compreendem alguns conceitos, tais como o recrutamento e a seleção de profissionais, a análise bem estruturada de cargos e salários, a aplicação correta de testes que possuem caráter comportamental (os famosos Coaching Assessment), a elaboração de um mapeamento dos colaboradores, administração do ambiente organizacional, métodos para efetuar a resolução de problemas e divergências existentes entre profissionais, um eficiente planejamento de carreira, bem como treinamento e desenvolvimento.