A psicologia está presente em muitos locais, inclusive em organizações, na área de gestão de recursos humanos, ou gestão de pessoas. Quase um quarto dos psicólogos trabalha nesta área, demonstrando a importância das relações no trabalho e gestão de pessoas, psicologia atuando nas organizações.
Portanto, a psicologia organizacional, baseada nas relações no trabalho e gestão de pessoas, desenvolve e aplica técnicas e princípios científicos no local de trabalho a fim de entender o comportamento de cada indivíduo e visando o bem-estar dessas pessoas no ambiente de trabalho.
Tanto é que o termo “recursos humanos” cai em desuso, afinal profissionais são mais do que “recursos” dentro da empresa. Quanto mais parte eles se sentem da organização, melhor será o seu desempenho em prol da causa comum pela qual a empresa luta.
A psicologia organizacional também dá atenção à saúde do trabalhador para além da gestão de pessoas.
A empresa possui a função social de preparar sua força de trabalho de maneira adequada, propiciando treinamentos e desenvolvimento dos seus colaboradores. Portanto, a psicologia organizacional pode auxiliar nessa área, seja no recrutamento e seleção, na análise de cargos e salários, aplicação de testes, mapeamento, avaliação de performance, resolução de conflitos profissionais, gestão de clima organizacional, planejamento de carreira, e até mesmo retenção de talentos.
Vale lembrar que o psicólogo que trabalhará na área de gestão de pessoas precisa ser capacitado para isso para de fato gerar resultados e modificações dentro da corporação.
O profissional conseguirá a partir das suas técnicas de trabalho garantir que a comunicação interna funcione melhor, melhorar o contato entre diretoria e funcionários, garantir que as necessidades dos profissionais sejam de fato atendidas e que pessoas qualificadas permaneçam nas vagas disponíveis. saiba mais…