A ludoterapia ou Tratando Distúrbios Psicológicos em Crianças é um ramo da psicologia voltado para as crianças a fim de basear resultados positivos por meio de brincadeiras em meios naturais, valorizando a autoexpressão da criança. Tratando distúrbios psicológicos em crianças com a ludoterapia/psicologia infantil, a criança consegue liberar os seus sentimentos por meio das brincadeiras, fator determinante para tratar distúrbios psicológicos nos pequenos. Tanto em grupo como individualmente, a ludoterapia expressa resultados positivos e evolução no desenvolvimento da criança. Por meio dessa psicologia para crianças e adolescentes, pode-se liberar frustrações, medos, angústias, tensão, agressividade e demais sentimentos ruins que eles possam alimentar.
Inúmeros distúrbios psicológicos são tratados com ludoterapia/psicologia infantil, como pesadelos, agressividade, timidez, distúrbios alimentares, gagueira, insônia, entre outros casos. Quando a criança apresenta uma ou mais dessas características, significa que algo não vai bem e precisa ser tratado.
A ludoterapia instiga a imaginação, seja com jogos, conto de fadas, brinquedos em geral, brincadeiras em grupo e o que mais despertar a curiosidade das crianças. Usa-se, ainda, pintura, desenho, argila, histórias para se comunicar com a criança, tudo visando identificar o problema que impede o desenvolvimento saudável da criança.
É comum que esses distúrbios surjam na infância, fase de inúmeras mudanças físicas e psicológicas. O ambiente escolar e social também influencia nesse desenvolvimento, que pode ser conflitante em algum momento. Quanto à escola, os distúrbios podem gerar desempenho considerado ruim, se tornando mais um sinal de que algo precisa ser feito pelos pais.
Vale lembrar que em tratando distúrbios psicológicos em crianças, caso de baixo rendimento escolar ou déficit de atenção, é preciso realizar antes uma avaliação neuropsicológica para saber como estão as funções cognitivas da criança para depois considerar ações de cunho psicológico.
Conheça algumas doenças que levam ao atendimento de crianças a partir da ludoterapia: