A Dependência Química é uma doença caracterizada pela busca compulsiva e incontrolável de substâncias que trazem consequências extremamente negativas.
Muitas famílias não sabem lidar com essa situação e a escolha correta muda a história, para garantir o tratamento é necessário primeiramente conhecimento sobre o assunto. Sendo essa uma doença a ser tratada partindo de causas biológicas, sociais e psíquicas.
O paciente é acolhido pelo profissional que atua de forma interdisciplinar, cuidando do ser humano na totalidade. Para a realização é importante a desintoxicação, psicoterapia e ressocialização.
A dependência química é definida ao paciente devido ao uso constante de algumas drogas psicoativas, fazendo com que o paciente consuma a droga de modo excessivo e compulsivo, gerando uma conexão entre ele mesmo e as substâncias utilizadas. Mas isso tem tratamento e na maioria das vezes é necessário com urgência.
As drogas provocam diversos sintomas de dependência no paciente, especialmente no sistema nervoso, causando por sua vez os efeitos de uma abstinência repentina.
Há estudos que comprovam que casos de dependência química estão aumentando e exigindo tratamento psíquico adequado para o caso.
Não podemos dizer que é uma doença fácil de ser tratada, afinal as recaídas são altas, mas por ser de natureza crônicas as tornam possíveis.
O paciente deve ser estimulado a prosseguir na recuperação e ter força de vontade. Cabe a ele também se preparar para enfrentar os sinais que a abstinência causa, mobilizando o poder de sua mente e vontade.
O psicólogo que faz o Tratamento Dependência Química analisará o diagnóstico conforme a droga, administrando a retirada repentina da substância.
Os sintomas envolvem especialmente o sistema nervoso, tornando-o dependente da substância.
Pode-se reconhecer este quadro através da observação de diversos sintomas, entre eles a carência de ampliar a dose habitual para se conquistar repetidamente o efeito desejado; ansiedade, irritação, incapacidade de dormir normalmente ou tremedeira, sensações desencadeadas pela tentativa de se abster da droga.