Você sabe como funciona a Psicologia Organizacional? A necessidade de contratar colaboradores que tenham o perfil da empresa torna-se cada dia maior. Isso porque essas pessoas costumam se adaptar melhor, agregar valores e talentos e abraçar a causa, que é fazer a empresa prosperar. O problema começa em “onde encontrar essas pessoas?”. Afinal, como escolher gente que tenha os talentos certos para o cargo, se você só conta com alguns minutos para “conhecer” os candidatos?
Uma das vertentes da Psicologia Organizacional atua exatamente no departamento de recrutamento e seleção de pessoas. Um psicólogo poderá avaliar o comportamento e alguns traços da personalidade dos candidatos, e indicar para a vaga os que mais se adequarem. Este profissional também pode atuar como um mediador analisando salários, prestando consultoria para os diversos setores da empresa, estruturando o padrão de treinamento e solucionando conflitos entre gestores e colaboradores. A gestão de pessoas não é uma ciência exata: nem sempre é possível prever as diferentes ações e reações diante dos problemas de gestão que podem surgir com o passar do tempo.
Embora visto por algumas pessoas como um psicólogo que precisa trabalhar para sobreviver e “teve que ir trabalhar em empresa” ou “aquele que quer ganhar mais”, os profissionais que optam por exercer a Psicologia Organizacional têm por objetivo o enfoque no aspecto humano para promover a contratação das pessoas certas e a retenção de talentos. Deve estar sempre aberto a conversar com gestores e colaboradores a fim de encontrar o equilíbrio entre estes encargos e promover a saúde organizacional. Sua atuação é de suma importância para a harmonia da equipe que, consequentemente, promove o aumento na produtividade e no estreitamento de relações com clientes e parceiros, que farão toda a diferença no sucesso da organização. saiba mais…