A psicologia é uma ciência subdividida em diversos ramos, cada um visando atender a uma demanda específica.
A ludoterapia-psicologia infantil é uma ludoterapia de abordagem psicoterápica própria para o atendimento infantil, baseada na ideia de que entendendo a criança é possível realizar um acompanhamento mais eficiente.
A expressão que dá nome a esse segmento, se traduzida literalmente, significa “terapia pelo brincar”, no entanto, essa brincadeira é conduzida por um psicoterapeuta e utiliza objetos adequados, para ajudar o pequeno paciente a resolver diversas dificuldades.
Utilizar as brincadeiras como terapia é a base da ludoterapia-psicologia infantil. A ideia é que o ato de brincar funcione como uma forma de expressão da criança, por meio do qual ela possa libertar seus sentimentos, desde uma frustração até a agressividade.
Quando um adulto realiza sessões de psicoterapia, normalmente, ele expõe suas dificuldades por meio da fala. No entanto, para os pequenos, essa pode não ser uma forma muito eficiente de elaborar aquilo que ele está sentindo, já que a brincadeira é algo muito mais natural e agradável para eles.
Na ludoterapia-psicologia infantil, um psicólogo especializado acompanha a criança (ou o grupo, quando ela é feita em coletividade) e orienta determinadas brincadeiras e jogos.
Como o paciente se comporta revela o que pode haver de errado por trás das dificuldades de aprendizagem, distúrbios alimentares, problemas de concentração, excesso de agressividade, tristeza anormal e outros sintomas que fazem os pais procurarem a terapia infantil.
E já que o psicoterapeuta que atua em ludoterapia-psicologia infantil trabalha entendendo a criança, além das brincadeiras, mexer com a imaginação também faz parte das sessões.
Ele pode utilizar histórias fantasiosas de princesas, bruxas, gigantes e outros personagens do universo infantil como metáfora, para mostrar que os desafios são naturais na vida e a criança é capaz de vencê-los, assim como os protagonistas das histórias. saiba mais…